Uma das duas irmãs que eram estupradas pelo próprio tio e que denunciaram o crime na Nova Zelândia, onde moram, me escreveu para dizer que recebeu mensagens de solidariedade de metade de Florianópolis a partir da divulgação do seu caso pela coluna e que não tem palavras para agradecer todo esse apoio. 

"Sim, ele não teve nenhuma punição e eu tô indo para o Brasil no final de abril para dar início a essas formalidades (ir para a polícia). Eu sinceramente achei que não ia ter esse apoio das pessoas da minha cidade (porque a minha família é conhecida e tudo mais). Nessa história, não tem como ficar neutro. Ficar neutro é suportar o predador. Como a Nova Zelândia abriu o maior jornal nacional deles para mim, eu quero muito fazer o mesmo no Brasil. Estou sem palavras e com o coração emocionado pelo apoio." 

É isso aí, quem cala consente. 

Coitado
Cidadão ressentido com a Floripa de hoje - confusa, perigosa e travada no trânsito - atirou para todos os lados em nota no DC de quinta-feira. Atirou inclusive contra este modesto colunista que, sem ter mais o que fazer na vida, resolveu amar essa cidade onde nasceu e depois divulgá-la com o orgulho dos nativos para o país e o mundo.

Culpar a imprensa por manter a sociedade informada é repetir o erro dos tiranos de antigamente, os quais, não suportando as más notícias trazidas pelos embaixadores, mandavam empalá-los. 

Neutrais
Já tem em cidades dos Estados Unidos e em breve irão proliferar por aqui os locais públicos como restaurantes e bares com indicação de banheiro chamado de "agênero", na língua saxã, gender neutral. Atende demanda LGBT, transgêneros e afins. Ao saber disso, um boêmio tradicional aqui da Ilha vaticinou: "Tudo indica que heterossexuais clássicos tipo papai-mamãe deverão ser a minoria no futuro". Se tudo dix...

Gente estúpida
A batalha campal provocada pela ignorância, intolerância e bossalidade de um grande grupo de torcedores do Flamengo foi sensivelmente agravada pela incapacidade de a PM do Rio lidar com aquele tipo de evento. Do que adiantaram, então, tantos recursos públicos, tanta preparação, tantos gastos com as forças de segurança para os grandes eventos se, agora, na hora que o bicho pegou de fato, o que se viu foram os resultados do despreparado, da descoordenação e da falta de proatividade? Aonde foi parar o aprendizado gerado por toda aquela parafernália que vimos na visita do Papa, na Copa e nos Jogos?

Sondando
Eduardo André Senna, delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, carioca estabelecido há muitos anos em Floripa, antenado, correto, competente e culto, está perguntando para alguns amigos se teria o seu voto para deputado estadual. Se pergunta é porque está pensando a respeito. "Novos desafios. Concretizar. Fazer acontecer. Ser útil em outra esfera."

De minha parte, teria sim, delegado.

Imperdível
Para aqueles que conhecem o trabalho do artista Van Gogh, o cinema Paradigma Cine Arte colocou em cartaz recentemente o filme "Com amor, Van Gogh". Inspirado pelas mais de 400 pinturas do artista, a animação revisita locais e personagens para construir uma investigação que, além de contar a história do pintor, detalha o mistério acerca de sua morte. O filme encanta não pela narrativa, mas justamente pelo trabalho impecável de produção. Os amantes de cinema não podem perder.

Toques
SAIDEIRA - Neste sábado, a Banda Immigrant faz o show de encerramento de temporada no Divino Gastroclub em São José, tentando driblar a crise que também atingiu a noite (afinal é lazer...). 
ME FAZ FELIZ - Nem só de música eletrônica e sertanejo vive o catarinense. O samba e o pagode também tem sua vez. No próximo domingo, dia 17, o P12, em Jurerê Internacional, recebe a banda Jeito Moleque e o cantor e ator Thiago Martins na festa Me faz feliz. Para o agito será montada uma mega estrutura com um palco 360º permitindo que o público esteja ainda mais perto dos artistas. 
PANETONES - A coisa está tão feia que ouvi um amigo falar que este ano só vai comprar panetone caduco. Aquele Bauducco que perde o prazo de validade e é vendido pela metade do preço lá pelo carnaval.

Veja as fotos da Coluna do Cacau

Acompanhe as últimas publicações de Cacau Menezes

Leia também:

FOTOS: confira quem está na Coluna do Cacau desta sexta

Viagem de bicicleta, livros e conversa: tudo um pouco no Campeche neste sábado

Lição do futebol para a Segurança Pública de SC

Foto: Arte DC / Arte DC


 Veja também
 
 Comente essa história