Lançada biografia do Padre Ney Brasil Pereira Felipe Carneiro/Agencia RBS

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Na última sexta-feira, na Catedral Metropolitana, deu-se o lançamento da Biografia do Padre Ney Brasil Pereira (1930-2017), com a presença de centenas de amigos e admiradores. O evento foi abrilhantado pelo Coral Santa Cecília, do qual foi regente por mais de quarenta anos.

O autor é o imortal Padre José Artulino Besen, que  nos faz exclamar: "Que homem completo era esse Pe. Ney. Faz-nos sonhar: Queremos que nossos padres sejam assim. Não o seduziu o louvor humano, mas a consciência de realizar uma obra em favor do ser humano e do crescimento da fé cristã...``

A publicação está disponível na Secretaria da Catedral.

Lixo caro

Mais um ano está terminando e a prefeitura de Floripa continua gastando R$ 150 milhões por ano com o lixo coletado e enviado para um aterro sanitário em Biguaçu, sem nenhum aproveitamento sustentável, quando tem em mãos uma PPP (Participação Pública Privada) aprovada e regulamentada pela Câmara de Vereadores, portanto com base legal, pela qual já recebeu propostas de várias empresas, nacionais e internacionais, para fazer uma parceria que reduziria este custo a quase zero, com reaproveitamento de até 95% do lixo. Em 2018, novamente lá se irão mais R$ 150 milhões.

Pode isso?

Pescadores artesanais e comunidade náutica em geral revoltados. O problema é que um arquiteto do IPUF,  mais um gaúcho dando palpite na Ilha, vem se articulando com o MPF no sentido de proibir embarcações motorizadas na Lagoa da Conceição. Ideia é só permitir vela e  remo. Advogado especializado em orla Ernesto São Thiago está  monitorando este absurdo e autorizado por clientes a tomar as medidas judiciais cabíveis assim que necessário.

Disposição

Pelo que vem mostrando nas redes sociais, deputado Gelson Merisio, do  PSD, é o  candidato ao governo do Estado que mais vem trabalhando para consolidar o nome. O homem não para, está visitando cidades e pessoas com um fôlego impressionante, todos os dias, todas as horas. E agora em muitos lugares com  Paulinho Bornhausen ao lado.

 Slow food

Cardápio para o Brunch Orgânico Black Joy, oO café/bar da Elisa e do namorado, o campeão mundial de skate Pedro Barros, que será oferecido de 23 a 30 deste mês das 8h às 13h na Lagoa da Conceição, é  proposto pela equipe Bijajica Catering e visa proporcionar degustações com alimentos produzidos regionalmente pela agricultura familiar e produtos de origem dos engenhos de farinhas que fazem parte do projeto Ponto de Cultura, coordenado pelo Cepagro, responsável pelo escoamento da produção agrícola da Rede Ecovida, e Dom Eko empório,  mostrando a importância do alimento bom, limpo e justo,  preceitos da filosofia do movimento internacional Slow food.

É o cardápio que será também oferecido no espaço do skatista na próxima Feijoada do Cacau.

 As cartas

O próximo governador de Santa Catarina, caso Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira renunciem para disputar as eleições, será eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa. Com Colombo e Moreira renunciando, quem assume a chefia do executivo catarinense é o presidente da Assembleia. Depois de 30 dias no cargo, o presidente, que deverá ser o deputado Aldo Schneider, do PMDB do Alto Vale, convoca os parlamentares para a eleição. Poderá concorrer qualquer um dos 40 deputados. As cartas estão sendo jogadas na mesa. 

Do interior

Surfista profissional Caetano Vargas, de Itapoá,  litoral norte de Santa Catarina,  finalizou a 4ª etapa do Circuito Catarinense 2017, no Matadeiro, em 2º lugar e confirmou seu segundo título catarinense profissional de surfe consecutivo. Caetano já foi campeão do Circuito SuperSurf Internacional e já venceu um etapa do WQS (divisão de acesso para elite mundial), bem como já teve outras vitórias em circuitos estaduais e grandes resultados em etapas do mundial em vários países.

 Nem aí

Com a denúncia contra Agripino Maia, presidente do DEM, todos os comandantes das principais e maiores siglas partidárias do Brasil estão respondendo a processo ou são alvos de denúncias e investigações. O caso mais lustroso e recente é do ex-ministro Antônio Carlos Rodrigues, que está preso mas continua na presidência do PR. E nada da sigla tomar qualquer providência.

Por isso que esse tal de foro privilegiado é tão importante para os políticos.

Imbatível

Juro  que os dez dias entre  Vitória, capital do Espirito Santo,  e o vizinho Rio de Janeiro, que pra mim é melhor em dezembro, unindo trabalho e lazer, e que se tornou de novo tradição nos últimos sete anos, são mais divertidas do que o mês que fico de férias no exterior. Principalmente com o sol deste ano nas duas cidades de belas praias e agitos noturnos para todos os bolsos e gostos. O Rio tem as praias mais divertidas do mundo. São 100 mil banhistas para 150 mil ambulantes que vendem de tudo o tempo todo dando show de estilo e humor. E tem o bate bola a beira-mar, os desfiles de anônimos, os  fumantes do Posto 9, as barracas, os esportes de praia, as calçadas, o visual, a mulherada, enfim, é um circo. Vitória marca simbolicamente o meu fim de ano e o Rio a abertura do Verão. Perfeito. Ano que vem se Deus quiser tem mais. 

 ANFITRIÃO. Aguinaldo Loureiro, o divertido pai do prefeito Gean Loureiro, vai  oferecer uma moqueca de lagosta para o seu  amigo Carlos Amastha, colombiano que fez chover em Floripa, atual  prefeito de Palmas e muito provavelmente  futuro governador de Tocantins ,dia 26 deste mês, na sua casa de Jurerê. Entre os convidados,  Eduardo Pinho Moreira e Nicole, o filho Gean e a mulher Cinthia, e mais alguns amigos.  

VIAGEM. Lena e Roberto Costa, como fazem todos os anos, já estão na Europa desde domingo para o Natal e Ano novo. Paris para o Natal e reveillon em "secret point". Retornam dia 4 de janeiro.

A RESPOSTA. Gol de Cristiano Ronaldo que deu o título ao Real Madrid deveria ser dedicado ao treinador Renato Gaúcho do Grêmio pelas provocações desnecessárias ao jogador português na véspera da decisão do Mundial de Clubes.



Veja as fotos da Coluna do Cacau

Acompanhe as últimas publicações de Cacau Menezes

Leia também:

FOTOS: confira quem está na Coluna do Cacau desta sexta

Viagem de bicicleta, livros e conversa: tudo um pouco no Campeche neste sábado

Lição do futebol para a Segurança Pública de SC

Foto: Arte DC / Arte DC


 Veja também
 
 Comente essa história