Gustavo Pinto
Foto: Divulgação

A proximidade do verão faz com que muita gente queira "tirar o atraso" do ano e praticar uma atividade física, na tentativa de entrar em forma. A corrida continua em alta e nós resolvemos esclarecer algumas dúvidas com o treinador Gustavo Pinto, que comanda uma das principais assessorias esportivas do Estado.

Qualquer pessoa pode começar a correr?
Quase todo mundo pode correr. A corrida é universal, de fácil acesso e para todos, porém é importante saber se há algum tipo de contra indicação para sua prática, como alguns tipos de lesão e de enfermidade.

Quanto tempo de treinamento é necessário para encarar uma prova como a São Silvestre, de 15km?
Vai depender muito da condição física inicial da pessoa. Corredores ativos conseguem se preparar para uma prova como a São Silvestre com aproximadamente doze semanas de treino.

Quais os benefícios da corrida para o corpo e para a saúde?
O principal benefício da corrida para o corpo é o fortalecimento do músculo cardíaco, importante na prevenção de doenças relacionadas ao coração. Outros benefícios estão relacionados à melhora do sistema respiratório, diminuição nos índices de colesterol, emagrecimento, etc.

Nota da colunista: Quem me conhece sabe que fui adepta da corrida por bastante tempo, participando inclusive de muitas provas de rua, meia maratona e do tradicional Revezamento Volta à Ilha. Depois que virei mãe, ficou mais complicado manter a disciplina de treinos, mas pretendo voltar em breve e super recomendo! 

Acompanhe as publicações de Camille Reis
Morte do surfista catarinense Jean da Silva provoca comoção nas redes sociais
Talento de família: filha de Guga Arruda integra elenco de Alice no País das Maravilhas Dilemas de uma mãe real: um amor difícil de descrever  

 Veja também
 
 Comente essa história