Safra coloca SC entre as regiões com consumo mais aquecido, diz Google Fernando Gomes/Agencia RBS

Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Que o campo tem sustentado o pequeno crescimento da economia brasileira nos últimos anos, nós já sabemos. As áreas rurais têm sido, também, as mais aquecidas em consumo de produtos e serviços na comparação com o resto do Brasil. Um levantamento realizado pelo Google reforça isso.

A supersafra esperada entre o ano passado e 2017 transformou em bolsões de consumo regiões com economia fortemente dedicada ao agronegócio – e Santa Catarina está entre os Estados beneficiados por esse fenômeno, mostra o levantamento do site de pesquisas. Com expectativa de injetar R$ 227,9 bilhões, a colheita de grãos estimula a busca por objetos de desejo, sejam serviços ou bens duráveis.

O mecanismo de buscas identificou um aumento mais expressivo nas pesquisas por produtos de telefonia e internet, como pacotes de banda larga e conexão móvel, a taxas maiores do que o dobro do restante do país. O levantamento toma por base o comportamento no Mato Grosso, mas estende o padrão para outros Estados. Além de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão na lista.

No segmento de veículos, por exemplo, as pesquisas por SUVs (52% no Mato Grosso contra 39% na média brasileira) e utilitários (34% no MT e 9% no país) são superiores às taxas nacionais. Dependendo do setor observado, as buscas nessas regiões chegam a ficar 10 pontos percentuais acima da média do Brasil, como nos pacotes de viagens. No setor de cruzeiros marítimos, enquanto a procura caiu 5% no país, cresceu 9% na área pesquisada pelo Google. 

Acompanhe as publicações de Estela Benetti

Colocar últimas notas do colunista
 DC Recomenda
 
 Comente essa história