Crescimento no número de ações trabalhistas é menor em 2017 Mateus Bruxel/Agencia RBS

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Com a retomada lenta da abertura de novos empregos em Santa Catarina, ocorre um movimento inverso na Justiça do Trabalho. O crescimento no número de ações trabalhistas é menor este ano. Segundo informação do Tribunal Regional do Trabalho, de janeiro a julho deste ano foram 55.759 processos, 1,9% a mais do que os 54.714 do mesmo período do ano passado. 

Mas em todo ano de 2016 foram 98.445 processos, número 8,57% superior ao de 2015, que somou 90.673 que, por sua vez, foi 8,17% maior que o de 2014 (83.822). Das 54.714 ações deste ano, 25.339 estão sendo finalizadas com acordo entre as partes. Aliás, o TRT-SC é o segundo no país que mais faz acordos, com 46,2% do total. O do Paraná lidera com 47,4%. 

Não é só na área trabalhista que há queda no número de ações judiciais. Há uma redução no número geral de processos no Brasil em função da recessão, observa o advogado Marcus Camargo, diretor da plataforma digital DBJus, que facilita o acesso a processos que tramitam na Justiça brasileira. 

Bem no ranking
Apesar das polêmicas, a conquista da 2ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados por SC ajuda a economia. Para o secretário adjunto da Fazenda, Renato Lacerda, o avanço nos pilares Potencial de Mercado e Capital Humano ajuda a atrair investimentos. Para o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, a tendência é SC se consolidar na segunda posição, mas pode sonhar com a primeira posição se conseguir solucionar a insegurança jurídica e mantiver níveis altos de segurança pública.

Inovação
Indústrias catarinenses e de outros Estados que desejam inovar em manufatura devem conferir o que oferecem os institutos de inovação que a Fiesc e a CNI inauguram nesta quinta, às 17h, em Joinville. As tecnologias disponíveis surpreendem até alemães.  

Turismo na Ilha
Pelo sétimo ano consecutivo, o Prêmio Destaque, organizado pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, homenageou quem faz captação de evento e trabalha nessa área. A entrega foi terça à noite, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira. Entre os homenageados estavam o professor da UFSC Hugo Moreira Soares (D), representando o evento 14th IWA Leading Edge Conference on Water and Wastewater Technologies. Ele recebeu o prêmio das mãos do presidente do convention, Marco Aurélio Floriani (E).

 Crédito: Imagem e Arte, divulgaçãoMarco Aurélio Floriani (E) e prof. Hugo Moreira Soares no Prêmio Destaque Convention que homenageou embaixadores do turismo em Florianópolis.Pelo sétimo ano consecutivo, o Prêmio Destaque ¿ organizado pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau ¿ homenageou os responsáveis por auxiliar na captação e realização de eventos, congressos e seminários de diferentes áreas. A entrega do Prêmio foi realizada na noite de ontem (19), no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. Para o presidente da entidade, Marco Aurélio Floriani, este evento representa a principal atividade de um Convention.Entre os homenageados estavam o professor da UFSC Hugo Moreira Soares, representando o evento 14th IWA Leading Edge Conference on Water and Wastewater Technologies, que recebeu o Prêmio Destaque na categoria `Evento internacional captado/realizado.Área de anexos
Foto: Imagem e Arte / Divulgação

Energia
O próximo evento para discutir soluções à eletrificação rural de SC e RS será com a bancada federal catarinense, terça-feira, em Brasília. O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia de SC, deputado Natalino Lazare, confirmou o evento com o presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, João Paulo Kleinubing. O deputado Adolfo Brito, do RS, também participará.   

Acompanhe as publicações de Estela Benetti

Empresários da moda criticam governo e falam em mobilização geral por um país melhor

Fiesc inaugura institutos de inovação

Supermercadistas participam de eventos nesta terça na Capital


 Veja também
 
 Comente essa história