Empresários de SC criam plataforma voltada para governança corporativa Estela benetti/Diário Catarinense

Foto: Estela benetti / Diário Catarinense

Tudo começou a partir de uma necessidade familiar. Herdeiros da ZEN SA, de Brusque, os jovens empresários Roberta Zen e Daneil Zen decidiram criar um aplicativo para aprimorar a comunicação entre os membros do conselho da empresa, fabricante de autopeças com presença no Brasil e exterior. O sistema Roda deu tão certo que foi transformado numa plataforma para o mercado voltado para governança corporativa. 

A nova empresa gera 10 empregos diretos e cobra mensalidade de uso. Hoje são pelo menos 20 grupos empresariais que adotam a solução, incluindo indústrias, supermercados, varejistas e até uma universidade. Se a UFSC tivesse solução assim, teria transparência e não estaria com o problema atual. 

– Nosso sistema faz uma organização da governança. É possível ter no mesmo ambiente uma plataforma onde todos os documentos, tanto do passado quanto os do presente e futuro ficam organizados por assuntos e reuniões – explica Roberta.  

Daniel Zen informa que o ambiente é totalmente web e o datacenter é o da Amazon, com muito rigor na segurança de dados. Os jovens convidaram o pai, Roberto Zen (C) para presidir o conselho de administração do Roda. Participaram do congresso do IBGC em SP. 

Inovações disruptivas
O renomado economista Octávio de Barros, que acompanha com detalhes a macroeconomia do país, fez palestra sobre inovações disruptivas no congresso do IBGC, em São Paulo. Ele alertou que empresas de todos os portes devem colocar esse cenário nas suas estratégias. Barros abriu uma consultoria com mais três economistas e inovação é um dos focos. 

Carros em alta
Desde que o valor de mercado da Tesla, que fabrica apenas carros elétricos, superou este ano o da GM na bolsa dos EUA cresceu a convicção de que esse é o futuro: carros sem emissões de poluentes. Por enquanto, são poucos totalmente elétricos no mercado brasileiro: BMW i3, Renault Zoe e  Mitsubischi i-MiEV.  A japonesa Nissan negocia a licença para vender o Nissan Leaf no país. Enquanto aguarda, expõe o carro hoje na inauguração da nova concessionária Globo, no Estreito, em Florianópolis. A loja abriu 40 empregos diretos e 30 indiretos. 

Carros em alta 2
Um os Estados onde a montadora chinesa Lifan Motors vende  é Santa Catarina. Por isso a marca inaugura nova concessionária hoje à noite, a Lifan Nox, no Estreito. O investimento alcançou R$ 1 milhão e visa atender a região. Uma das apostas é o novo SUV. 

Tecnologia 
A Acate vai doar hoje para a prefeitura da Capital 60 roteadores de Wi-Fi . A colaboração é de empresas e pessoas físicas para melhorar o acesso à internet na educação municipal. A cerimônia será às 18h no evento Vertical Meeting na associação. 

Eventos para startups
Florianópolis vai sediar sábado dois eventos gratuitos para startups. De manhã será o Bootcamp InovAtiva, um projeto nacional do Ministério do Desenvolvimento e Sebrae, que aqui é executado pela Fundação Certi, incluindo mentoria. E à tarde, será realizado o Sebrae Startup Day, com uma série de palestras. Ambos serão no auditório do Sebrae da SC-401. Inscrições aqui.

Acompanhe as publicações de Estela Benetti

Arrecadação de SC cresce 10,8% em setembro

Produtores de mel de SC ganham medalhas em concurso mundial

"Quanto mais melhor", diz ex-presidente do Banco Central sobre reformas

 Veja também
 
 Comente essa história