Abrir startup virou moda em Santa Catarina Marco Favero/Agencia RBS

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

A liderança de Santa Catarina entre os Estados brasileiros com maior número de startups em relação ao total de habitantes, apurada por pesquisa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e Accenture, não surpreende quem acompanha o mundo da tecnologia no Estado. Mas se considerarmos o atual momento do ecossistema de inovação, dá para concluir que vem muito mais por aí. Um dos jovens empreendedores, Gabriel Bottós, que junto com o irmão gêmeo Rafael fundou a Welle Laser, me falou dias atrás que há praticamente uma era de startups nas universidades catarinenses. Segundo ele, durante um bom tempo, o universitário que não usava algum tipo de droga era considerado careta, ou fora de moda. Agora, quem está na universidade e não tem projeto de startup é considerado fora da tendência do momento. Ou seja, a cultura de empreender na área de tecnologia e inovação se disseminou e ganhará mais força com os 13 centros de inovação no Estado. 

Uma das principais bases para o setor de tecnologia em SC foi a instalação da Incubadora Celta, em Florianópolis, liderada pelo professor Carlos Alberto Schneider em 1984. A partir daí, foram abertas dezenas de empresas de tecnologia. Em Joinville, o setor de TI começou antes, com serviços para grandes indústrias. O engenheiro graduado pelo ITA, Miguel Abuhab, fundou a Datasul para prestar serviços à Consul. Em Blumenau, a estreia foi nos anos de 1970 com um centro de serviços para a indústria têxtil.

Para o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnolgia (Fapesc), Sergio Gargioni, o programa Sinapse da Inovação, que financia novas empresas, é um dos principais incentivadores do segmento de startups no Estado. Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), avalia que resultado da pesquisa da ABStartups mostra que o esforço de diversas mãos em prol do desenvolvimento do setor começa a aparecer em todas as regiões do Estado.

Cidades
Secretários de desenvolvimento e outros gestores de municípios que participam do programa Cidade Empreendedora estão em Florianópolis no Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae/SC. O evento, que começou segunda e se encerra nesta quarta, é voltado à capacitação e incentivo à criação de rede voltada ao desenvolvimento econômico. O Cidade Empreendedora é ministrado pelo Sebrae/SC. 

Saída da Fazenda
Quando assumiu a Secretaria de Estado da Fazenda, o auditor fiscal da casa, Almir Gorges, tinha planos de ficar no cargo até a desincompatibilização do governador Raimundo Colombo, prevista para abril. Saiu antes para concluir um tratamento de saúde. Ele tem excesso de metais no corpo (chumbo). Não é um problema grave, mas para retirar é preciso internação, o que dificulta trabalhar ao mesmo tempo. 

Finep em SC
A inauguração do escritório da Finep em SC, que funcionará junto à Fapesc, no Parque Alfa, será segunda à tarde. O evento, na Fiesc, terá a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. Também será feita a entrega do Prêmio Stemmer de Inovação.

Acompanhe as publicações de Estela Benetti

SC lidera ranking nacional de densidade de startups

Trajeto entre Florianópolis e Buenos Aires terá mais voos durante a temporada

Pacto Pela Inovação é um novo rumo para a economia de Santa Catarina

 Veja também
 
 Comente essa história