Ainda repercute, mesmo tendo passado quase um mês do anúncio, a informação de que Santa Catarina foi escolhida por votação popular dos leitores da prestigiada revista Viagem e Turismo como o melhor Estado para se visitar no Brasil. Escrevi aqui neste espaço, na ocasião, que eu já sabia desta preferência, porque SC realmente se difere e se sobressai no cenário turístico nacional, por vários motivos. O principal deles, eu acredito, é a diversidade de seu povo – temos descendentes de mais de 20 etnias diferentes – o que resulta em um mosaico cultural exuberante. Em um passeio de fim de semana, por exemplo, os visitantes podem conhecer tradições (gastronomia, cultura, arquitetura, linguajar) trazidas pelos imigrantes açorianos, italianos, alemães, japoneses, austríacos e poloneses. Em que outro Estado esta riqueza cultural é tão presente?

A leitora Simone Neckel concorda com a coluna. Ela escreve contando que é de Itapiranga, município do Extremo-Oeste, cidade-berço da mais antiga Oktoberfest realizada no Brasil. “Embora eu não conheça todo o Estado, acredito que SC é o mais bonito e interessante do Brasil devido à sua diversidade cultural, e acho que o governo deveria incentivar cada vez mais o que temos de melhor”, acrescenta. Outro leitor, que assina como “El Mestre” manda uma sugestão muito importante: “Fale também da cultura Afro, que com seus descendentes contribuem para a riqueza cultural do nosso Estado”. Ele lembra que em Criciúma é realizada a Festa das Origens, onde a cultura africana se faz presente. E parabeniza a nossa mistura étnica, que faz do povo de SC “o melhor do Brasil”.

Essa opinião, no entanto, não é unânime. O engenheiro Ricardo Augusto Miranda, por exemplo, enviou e-mail contestando a escolha dos leitores da revista Viagem e Turismo. Entre suas críticas está o fato de Florianópolis, a Capital de Santa Catarina não ter sequer tem um aeroporto decente. “É inclusive o pior entre as capitais brasileiras”, salienta. Além disso, diz o engenheiro, as nossas estradas estão em péssimas condições. Realmente, ele não deixa de ter razão. SC é linda, sim. Mas isso não significa que está tudo ok. Ainda há muito a melhorar – e a infraestrutura é o nosso calcanhar de Aquiles.

Leia as últimas notícias

 DC Recomenda
 
 Comente essa história