As barragens
O programa de contenção de enchentes no Vale do Itajaí prevê o aumento do nível das barragens de Ituporanga e Taió e a construção de mais sete pequenas contenções. Três delas estão com projetos prontos e editais concluídos. Uma foi impugnada pelo ICMBio. Outras quatro ficam em Agrolândia e Pouso Redondo. Estimulada por questões políticas a população ficou contra. Agrolândia ficou debaixo d’água esta semana. E o prefeito, que vetou a obra, veio pedir ajuda ao governo. Pode?

Justiça democratizada
Todos os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina poderão ser eleitos presidente da corte estadual – e não só os mais antigos, como é praxe. A decisão foi tomada pelo tribunal pleno a partir de proposta dos desembargadores Salim Schead dos Santos e Maria do Rocio Santa Rita. A Associação dos Magistrados Catarinenses apoiou a iniciativa que objetiva democratizar a eleição dos futuros presidentes do Tribunal.

Investidores
A grave crise que atinge profundamente a economia e outros setores da vida brasileira não interfere no interesse de investidores estrangeiros na compra de empresas. O diagnóstico é do presidente da Maeri Consulting, de São Paulo, há um ano instalada em Florianópolis. Neste momento, ao contrário, há maior disposição do capital internacional de investir em Santa Catarina, por suas peculiaridades.

Cidadania
Os juízes Romano José Enzweiler, Edson Luiz de Oliveira e Luis Paulo Dal Pont Lodetti receberão títulos de cidadãos honorários de São Bento do Sul em 30 de novembro. Propostas dos vereadores Fernando Mallon, Cesar Accorsi de Godou e Tirso Hummelgen, foram aprovadas por unanimidade.

Curtas
Em virtude das chuvas que castigam o Vale do Itajaí, foi suspensa a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense marcada para hoje em Blumenau. A empresa Jotur, de São José, terá que direcionar 3% de seu faturamento bruto para pagamento de dívidas fiscais. Decisão do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.

Udesc
muda O professor Marcus Tomasi será o novo reitor da Udesc. Terá como vice-reitor o professor Leandro Zvirtes. Eles conquistaram 59,65% dos votos contra 40,35% de Paulo Cassol e Oseias Pessoa. A posse será no dia 12 de abril de 2016, com mandato de quatro anos. Gaúcho de Tucunduva, Tomasi atua há nove anos na Udesc como professor do Departamento de Engenharia de Produção.

Greve dos Bancários
Aposentados e pensionistas do INSS poderão ser prejudicados com a greve dos bancários em SC. Estão há mais de duas semanas impedidos de comprovação de vida e de confirmação de senhas nas agências para recebimento de proventos. O INSS recomenda que os inativos aguardem o fim da greve para regularização.

Leia as últimas notícias
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história