Exposição com imagens da flora e fauna da Bacia do Paraná será aberta em Florianópolis Sergio Vercezi/Arquivo Pessoal

Foto: Sergio Vercezi / Arquivo Pessoal

A Bacia do Paraná com sua área monumental de 1,5 milhões quilômetros quadrados, com pouco mais da metade localizada no Brasil, é o tema da exposição e livro Bacia dos Bichos, dos fotógrafos Luiz Gonzaga e Sérgio Vercezi. O trabalho com imagens da flora e a fauna da bacia, que atravessa oito Estados brasileiros e Argentina, Paraguai e Uruguai, será aberto na próxima quinta-feira, às 19 horas, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. No evento, será possível escolher duas opções de capa.

Asas à literatura
O escritor, poeta e ensaísta Leopoldo Comitti lança nesta sexta, a partir das 19h, no Badesc, em Florianópolis, o romance policial Natureza Morta e o livro-ensaio

Pena revisada
A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça acolheu recurso do Ministério Público e condenou à pena máxima de três anos de internação o adolescente que participou da tentativa de assalto à empresa Dom Parking, que administra a Zona Azul da Capital, em dezembro de 2014, e que resultou na morte da monitora Fernanda Mackwiecky Lopes, à época com 28 anos. No julgamento em primeira instância, o jovem havia sido condenado por ato infracional análogo a latrocínio a pena de seis meses de serviços comunitários, com carga horária de oito horas semana. Para os desembargadores, a pena foi muito branda para a gravidade do crime.

Na pista
O programa de monitoramento da balneabilidade ganhará um auxílio na próxima temporada. A Fatma recebeu um furgão que será equipado para funcionar como um laboratório móvel. O veículo também será usado para análises de emergência em caso de acidentes ambientais. 

Fora de circulação
A prefeitura de Florianópolis começou operação para averiguar veículos em situação de abandono nas vias públicas municipais. Só no sul da Ilha durante a tarde foram fiscalizados 13 carros, sendo dois removidos por estarem em desacordo com o CTB (art. 181, VII). Outras bairros também serão verificadas ao longo da semana pela Guarda Municipal.

Prazer de ler
A biblioteca da Casa da Criança no Morro da Penitenciária vai ganhar mais um reforço. Uma parceria com a petroleira Karoon, que já rendeu a doação de mais de 100 livros, agora vai avançar o projeto Prazer de Ler na área digital, com computadores, novos softwares e impressora. Fundada em 1988, a Casa da Criança atende 110 crianças e adolescentes em período alternado à escola regular, oferecendo apoio pedagógico e cinco refeições ao dia.

Violência contra mulheres
Reportagem multimídia apresentada no Diário Catarinense, RBS TV e CBN Diário neste fim de semana revela uma realidade brutal que acontece longe das cidades: a violência contra mulher que vive no campo. São casos absurdos de mulheres estupradas, surradas, queimadas e com ossos quebrados diante da ferocidade de homens, a maioria maridos. A violência física é apenas uma das faces trazidas no texto da repórter especial Ângela Bastos e nas imagens do repórter-fotográfico Felipe Carneiro. A equipe percorreu 3,5 mil quilômetros para compor "Sozinhas". É bom se preparar. Vem aí um soco no estômago, mas um alento em ver que o bom e velho jornalismo não morre nunca.

Acompanhe as últimas publicações de Rafael Martini 

Lideranças de SC pedem prorrogação de licitação para trapiche do bairro João Paulo

Diretor da empresa que vai administrar o aeroporto Hercílio Luz apresenta projetos na Capital

TJ-SC vai cobrar prejuízo por compra de prédio da prefeitura de São José 

 Veja também
 
 Comente essa história