Shoppings de São José são notificados por não efetuar cobrança fracionada de estacionamento Ana Demoliner/Agencia RBS

Foto: Ana Demoliner / Agencia RBS

O Procon de São José notificou os shopping centers da cidade. Nenhum dos três estabelecimentos que funcionam no município está obedecendo a lei que institui a cobrança fracionada de estacionamento. Pela legislação, o consumidor paga somente o tempo que utilizar o serviço, que deve ser cobrado de 15 em 15 minutos. Caso não cumpram a regra, as empresas serão multadas e, persistindo o problema, o alvará de funcionamento será suspenso por 90 dias. Após esse prazo, o alvará pode ser cassado. 

União faz a força
Moradores do Sul da Ilha mobilizaram-se no fim da tarde de terça para resgatar o posto dos guarda-vidas na Praia da Caldeira, quase na frente da Lagoa do Peri. Por conta da maré alta, a faixa de areia simplesmente despareceu no local muito frequentado por surfistas. Não fosse a organização comunidade, a estrutura teria sigo engolida pelo mar.

 Moradores tentam resgatar um posto de salva-vidas que está caindo na praia do caldeirão no sul da ilha
Foto: fabricio escandiuzzi / Divulgação

Questão de escolha
A série de reportagens dos veículos do Grupo NSC sobre a crise na saúde escancara o que milhares de catarinenses enfrentam em silêncio diariamente: o sistema único de saúde, está na UTI. Considerado um dos modelos mais inovadores do mundo, por sua capacidade de universalização do atendimento, o SUS agoniza por uma série de fatores. Em SC, o principal deles é a dúvida da Secretaria de Estado da Saúde, que já está na casa dos R$ 500 milhões. Governar, antes de mais nada, é a arte de fazer escolhas. A falência do sistema, em Santa Catarina, está atrelada diretamente às escolhas políticas para comandar uma área fundamental nos últimos anos. O problema é que quem paga a conta é exatamente a população mais carente.

Calendário escolar
A coluna divulgou que o calendário escolar de 2018 será unificado na rede pública estadual e municipal catarinense. A informação foi repassada pela própria Secretaria de Estado a Educação, autora da proposta. No entanto, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC) esclarece que nem todos os municípios catarinenses seguirão a orientação acordada no início do mês com a própria SED. "Entendemos que cada região tem suas peculiaridades. Por isso, optamos por dar autonomia aos municípios para que possam debater e adequar seus calendários", explica o presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei.

Abuso de poder
Quando você imagina que nada mais possa surpreender na política nacional, o Planalto emplaca o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), comandante em chefe da tropa de choque de Michel Temer, como relator da CPI Mista da JBS. Como diria o Barão de Itararé, de onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo.

Medo bate à porta
Cartaz fixado na entrada de uma loja, na rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis, confirma a máxima de que uma imagem vale por mil palavras.

 Falta de segurança faz com que lojista mude o horário de atendimento
Foto: arquivo pessoal / Divulgação

Acompanhe as últimas publicações de Rafael Martini

 Burocracia e preconceito ameaçam calendário de eventos de Florianópolis 

Caminhada promove "Setembro Amarelo" em Florianópolis

Deinfra contrata licitação para obra de ponte que deve ser desativada em SC 

 Veja também
 
 Comente essa história