A Ilha e seus umbigos Guto Kuerten/Agencia RBS

Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Para combater a feiúra moral que impregna o país, com o seu ondulante mar de detritos, abrigo-me na Lagoa da Conceição – espécie de lenitivo para os sentidos, conforto para a alma e para o coração.

Contemplo a Lagoa do alto do "Morro do Padre Doutor", como a elevação das sete voltas era conhecida desde o século 19.

A conjunção carnal do Atlântico com as dunas, a Joaquina e a Mole, é obra digna do Paraíso, assinada "pessoalmente" pelo Todo Poderoso e reverenciada pelo próprio imperador D. Pedro II, ali recebido pelos bons ofícios do padre D. Boaventura Cardoso, "cura" da freguesia em 1865.

É indizível a sensação do brusco aparecimento de um dos umbigos da Ilha à beira do Atlântico,  verdadeira água marinha abraçada pela cama de areia fina e debruada pelo puro verde das encostas.

As dunas são paisagens naturais assinadas pelo Supremo Pintor há dez milhões de anos atrás, como cantaria o saudoso roqueiro Raul Seixas.

São aquarelas pintadas pelas correntezas dos rios, das lagoas, dos mares – e modeladas pela força eólica dos ventos. Movediças, elas estão sempre "nuas", ou vestidas apenas por uma vegetação rasteira, assemelhando-se a colossais cones de farinha de trigo.

                                                             ***

Não há testemunho mais tocante do que o firmado pelo nosso maior "marinhista", Virgílio Várzea, um marinheiro que conheceu os cinco oceanos e navegou os sete mares, deixou um retrato deste ¿recanto de terras e águas que é dos mais belos do planeta¿. No seu livro "A Ilha", publicado em 1900, ele capricha neste quadro de arrebatadora beleza:

- Poucos lugares do globo possuirão praias tão bonitas quanto as da Ilha de Santa Catarina, com suas dunas e suas duas Lagoas. Brancas, de uma alvura reluzente ao sol, ou de um vago amarelo rebrilhante, abertas em meia-lua, as areias se espreguiçam mansamente entre as enseadas em calma...

Duas lagoas, dois umbigos.

***

Nem mesmo um verão tórrido, com muitas nuvens de tempestade, diminui o impacto dessa ¿aquarela¿.

De manhã cedo ainda é possível flagrar nossas montanhas com a roupa de baixo, revelando a integridade da maior obra prima do Redentor: a Ilha de Santa Catarina.

Acompanhe as colunas de Sérgio da Costa Ramos

Doença de ladrão

Escolha a sua máscara

Ficou mais difícil

 Veja também
 
 Comente essa história