Psicólogos cobram preços populares e ajudam ONG Betina Humeres / Agencia RBS/Agencia RBS

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS / Agencia RBS

Psicólogo é muito caro. Quantas vezes ouvimos esta frase de pessoas que precisam de ajuda para lidar com seus problemas e não buscam atendimento por falta de condições financeiras? Eu conheço vários casos, e provavelmente você também. Pois existe uma instituição que está fazendo toda a diferença na Grande Florianópolis. É o Instituto Cidadania em Ação (ICA), uma associação sem fins lucrativos, criada em 2004, que conta com uma equipe de psicólogos competentes e comprometidos com a causa de um mundo com pessoas psiquicamente saudáveis. Eles oferecem atendimento clínico individual a custo social e, segundo os próprios pacientes, têm obtido excelentes resultados nas diferentes faixas etárias, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, além do atendimento a famílias. O serviço é voltado a toda a comunidade, com preços bem mais acessíveis do que os valores convencionais. O valor da consulta é de R$ 40.

A renda obtida com as consultas é utilizada integralmente nas ações de cidadania realizadas por profissionais voluntários nos outros projetos da ONG, todos voltados para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Um deles é o atendimento jurídico, com orientação e esclarecimentos nas várias áreas do Direito. O ICA  também presta serviço de assistência social, através da orientação às  famílias, e mantém o  Grupo Girassol, que trata pessoas que se encontram em sofrimento psíquico (depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico e ansiedade, entre outros), através de atendimentos  em grupo.

Com o intuito de melhorar a renda das famílias, o Instituto criou também o Grupo de Mulheres Artesãs, repassando conhecimentos sobre a confecção de artesanatos, que podem ser comercializados posteriormente.  Além do valor das consultas na área de psicologia, o Instituto Cidadania em Ação também angaria recursos para seus projetos realizando bazares e brechós; e ainda conta com o dinheiro do Troco Solidário do Supermercado Giassi.  A sede do Instituto fica em São José, no bairro Areias. Informações sobre como colaborar com a instituição, e como encaminhar pessoas que precisam de atenbdimento psicológico ou jurídico podem ser obtidas na página da Ong no Facebook.

 


 DC Recomenda
 
 Comente essa história