Se eu não fosse jornalista, com certeza trabalharia com algo ligado ao turismo. Adoro viajar _ e isso inclui desde o outro lado do mundo até a cidade aqui do ladinho. Gosto da sensação de conhecer novos lugares, pessoas diferentes e, mais do que tudo, de viver experiências que acrescentem algo novo à minha vida. Neste momento, estou super entusiasmada para conhecer a Rota Sabores dos Canyons, criada com o objetivo de incentivar o turismo de base comunitária e produção agroecológica no município de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina.  

Acompanhe as colunas de Viviane Bevilacqua

A região dos canyons é conhecida como uma das mais ricas em belezas naturais de todo o Brasil, porém faltava infraestrutura turística e outras atrações além das paisagens cênicas. Em 2014, uma parceria entre a prefeitura de Praia Grande e o Ministério do Turismo resultou na criação de um plano para estruturar, qualificar e promover um roteiro de turismo comunitário, valorizando os produtos associados ao turismo no entorno dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. Foi aí então que, entre outras ações, 12 famílias da região que têm a agricultura familiar como meio de subsistência foram qualificadas para atender os turistas. 

Agora, chegou a hora de mostrar ao mundo, já completamente estruturada, a Rota Sabores dos Canyons, oferecendo vivências nas 12 propriedades. Os atrativos para os turistas são diversificados. Vão desde a degustação de produtos agroecológicos, até experiências envolvendo a sabedoria popular, a interação com a comunidade Quilombola São Roque, a gastronomia típica rural, o artesanato que valoriza a flora e fauna da região, o turismo de aventura e muitas outras opções, tendo sempre, é claro, a beleza dos canyons como paisagem principal. Com essas ações que fomentam o crescimento econômico da região por meio do turismo, a expectativa é de que muitos dos jovens da área rural não precisem mais migrar para a cidade em busca de emprego e melhores oportunidades, possibilitando o crescimento e desenvolvimento das propriedades familiares da região. 

Foto: Luiz Fernando Soares/Divulgação

Agora começa uma nova etapa do projeto. Acontece nesta quarta-feira em Florianópolis a apresentação da Rota Sabores dos Canyons para as agências e operadoras de turismo, a fim de que elas ofereçam esta experiência para seus clientes. Na semana que vem, um evento nos mesmos moldes acontecerá em Porto Alegre. As operadoras de turismo que atuam em Praia Grande apresentarão para agentes de viagem e guias seus pacotes para esta nova opção de turismo de experiência. Potencial esta região (localizada no extremo sul catarinense, é a parte baixa de grandiosos canyons de Aparados da Serra, como o famoso Itaimbezinho) a região sempre teve. Agora, reúne todas as condições de se transformar em um dos mais belos e interessantes destinos turísticos do Brasil.                       

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense


 DC Recomenda
 
 Comente essa história