Foto: Pei Fon Secom

Esta historinha aconteceu muito tempo atrás. Eu costumava almoçar num pequeno restaurante que tinha um grande balcão que dava para a calçada. Separando ambos, havia só o vidro. Geralmente comia meu bife com batatas fritas olhando o movimento no calçadão, bem na minha frente. Um dia, era inverno e chovia fininho. De repente, um menino de uns oito ou nove anos grudou a carinha no vidro e ficou me olhando comer, com os olhos fixos no meu prato. Fiz sinal para que entrasse, pedi no balcão um prato igual ao meu, e nunca vi uma criança tão feliz. Ele só me disse uma frase: ''Foi o melhor dia da minha vida. Sempre quis comer num restaurante''. Devorou tudo e foi embora.  Não fiquei sabendo nada da vida dele. Eu voltei para o trabalho com dor no coração. Quantas crianças, iguais àquela, também não sonham todos os dias com um momento assim?

Acompanhe as colunas de Viviane Bevilacqua

Lembrando daquele dia, ressalto a feliz iniciativa da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - de promover, entre os dias 3 e 7 deste mês,  em vários estados do país, a Semana Solidária da Criança. Milhares de meninos e meninas de comunidades carentes terão a oportunidade de conhecer restaurantes e apreciar seus pratos, muitas vivenciando esta experiência pela primeira vez na vida. O que é quase uma rotina para nós com certeza se tornará um momento inesquecível para a meninada.

A regional de Santa Catarina da Abrasel deu início na terça à sua Semana Solidária da Criança, com um evento na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. A partir de agora, são cinco dias de uma abrangente ação social na Grande Florianópolis, com a expectativa de atender duas mil crianças e jovens carentes. Além da refeição nos restaurantes e shoppings estão previstas apresentações de palhaços, brincadeiras, cinemas, oficinas, parques, enfim, momentos de muita diversão e descobertas. As crianças e jovens beneficiadas estão matriculadas em  18 instituições de ensino público da região. Será um período de muita diversão em seis shopping centers, 17 restaurantes associados da Abrasel e também no Mercado Público da Capital. Esta semana já está no calendário anual da associação, e certamente é nossa ação mais prazerosa, diz Raphael Dabdab, presidente da entidade em Santa Catarina (Abrasel).

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense


 Veja também
 
 Comente essa história