Foto:

Existem temas que não saem de nossas pautas diárias e, por mais que falemos sobre eles, sempre ainda há muito o que dizer. Exemplos? Depressão e suicídio. Falta de empatia entre as pessoas. A juventude frente às tentações do mundo digital. Importância da mediação para a resolução de conflitos. Assuntos que interessam a todos, até porque atingem, em diferentes níveis, a vida de cada um de nós. Neste sábado, todos estes temas (e muitos outros) estarão sendo debatidos durante o IV Encontro de Psicologia Humanista de Santa Catarina: Realização Humana e Abordagem Centrada na Pessoa, que acontece no Hotel Castelmar, em Florianópolis. As palestras e debates, com momentos para perguntas dos participantes, serão importantes para esclarecer a sociedade sobre os grandes dilemas deste século. E o que é mais legal: o encontro, além de reunir profissionais das mais diferentes áreas, também receberá a comunidade em geral.

A psicóloga Anita Bacellar, organizadora do evento, diz que, pela sua temática relacionada à  vida moderna, o encontro permitirá uma reflexão mais ampla sobre as dificuldades da vida e também da comunicação entre as gerações, ''numa verdadeira provocação ao dia a dia imediatista que a sociedade vive hoje''. Será uma oportunidade impar para as pessoas aprenderem um pouco mais sobre si mesmas e também sobre os outros. Não à toa, o simpósio de sábado está sendo chamado pelos coordenadores de  ''um encontro de psicologia'' que não é organizado exclusivamente para profissionais desta área, mas sim para todos que estão em busca de respostas (ou pelo menos de entendimento) dos grandes questionamentos do século 21, e que querem extrapolar as delimitadas linhas de um consultório psicológico. 

A equipe de palestrantes conta com nomes renomados e especialistas de várias áreas, como a terapeuta carioca Márcia Alves Tassinari (RJ), o sociólogo capixaba Jaime Roy Doxsey (ES), a mediadora e terapeuta de família Maria do Céu Lamarão Battaglia, também do Rio de Janeiro, além das psicólogas de Santa Catarina Maira de Souza Flôr e Anita Bacellar e da médica psiquiatra Joana Silveira Pargendler. Os assuntos que serão debatidos durante o dia são: Empatia, um resgate da dignidade humana; Vivências de uma empresa centrada na pessoa; Desenvolvimento Humano; Mediações de conflitos; Vida e morte: sinais de uma existência; A juventude da era digital; Depressão: o mal do século 21; e Suicídio: uma atitude perante a vida. O encontro, que inicia às 8h30min e encerra às 18h, culminará com um grande grupo de vivências onde os participantes poderão se manifestar e expor suas dúvidas e sentimentos, em uma verdadeira terapia de grupo. As inscrições podem ser feitas no site http://www.espacoviverpsicologia.com/iv-encontro-de-psicologia.   

 Veja também
 
 Comente essa história