A visitação às charmosas vinícolas-boutique da serra catarinense está entre os programas mais interessantes para quem sobe a Serra. Com vinhedos e equipamentos turísticos onde se pode experimentar um pouco da vida serrana e dos vinhos produzidos, as vinícolas são belíssimas e em algumas os visitantes são recebidos pela família proprietária, o que garante boas histórias e ótimo papo.  Uma dica: em todas é preciso reserva. Aproveite e informe-se antes sobre o estado das estradas, já que alguns acessos não tem pavimentação.  

Foto: Abreu Garcia / divulgação

Vinícola Urupema, Urupema

A vinícola Urupema tem lago e muitas araucárias Foto: Oscar Rivas / divulgação

A antiga Santo Emílio, fundada em 2007, virou Urupema e hoje faz um dos melhores vinhos da Serra, o tinto Leopoldo, um cabernet sauvignon com merlot. Fica em um dos locais mais bonitas da Serra, a Fazenda Quinta dos Montes, da receptiva família Binotto Bazzo. Tem duas casas para hospedagem e uma sede com espaço para refeições e living com lareira. Oferece almoços e jantares naquele estilo delicioso de fazenda, além de degustações.

Foto: Oscar Rivas / divulgação

Contatos: (49) 3229-0486/ 9135-6414 e lais@fazendaquintadosmontes.com.br 
Mais infos no site  

Vinícola Villa Francioni, São Joaquim

Foto: Oscar Rivas / divulgação

Uma das mais tradicionais e a de maior produção, a Villa Francioni oferece um receptivo bem estruturado. Na visitação, um guia conta a história da vinícola, passeia pela cantina onde os vinhos são feitos e termina com uma degustação na sala de onde se tem uma linda vista dos vinhedos e das araucárias do terreno. A vinícola acaba de inaugurar o gostoso Bistrô Bacco, que serve pratos com ingredientes típicos serranos, como o pinhão, o frescal e a truta. Dá para combinar o passeio com um almoço ao final.

Contatos: Villa Francioni - (49) 3233-8200 
Bistrô Bacco - (49) 3233.8232 , (49) 99600334, bistrobacco@gmail.com
Mais infos no site

Vinícola Monte Agudo, São Joaquim

Foto: Oscar Rivas / divulgação

Com a recepção calorosa de Carolina Ferraz, a Monte Agudo fica bem próxima à Villa Francioni e à Leoni Di Venezia possibilitando a visita de mais de uma vinícola no mesmo dia. Tem um espaço enogastronômico interessante e promove almoços e jantares produzidos pela chef Kathia Rojas e harmonizados com os vinhos da Monte Agudo. Também realiza degustações ao pôr do sol.

Sorvete de doce de leite com calda de frutas vermelhas da Monte Agudo Foto: Oscar Rivas / divulgação

Contatos: (49) 9969-9777, (49) 9985-1446 ,(49) 3015-9177 e vinhedos@monteagudo.com.br
Mais infos no site

Vinícola Leoni di Venezia, São Joaquim

Foto: Oscar Rivas / divulgação

Recém-inauguradas, as instalações da Leoni di Venezia tem inspiração italiana, mesma procedência das uvas ali plantadas, como a Sangiovese e a Montepulciano. Tem confortáveis quartos para hospedagem com vista para os vinhedos, além de área para degustação e um pequeno restaurante que funciona nos finais de semana.

Contatos: (49) 9967-3668, vinicola@leonedivenezia.com.br 
Mais infos no site

Vinícola Abreu Garcia, Campo Belo do Sul 

Foto: Abreu Garcia / divulgação

Além da bela sede, com espaço para degustação e refeições, a Abreu Garcia inclui no passeio à vinícola a visita a um sítio arqueológico, localizado dentro da propriedade, e à capela de pedra, construída com matéria-prima da região. Oferece almoço para grupos e visitação com degustação.

Contatos: (48) 3322-3995, contato@abreugarcia.com.br 
Mais infos no site


 DC Recomenda
 
 Comente essa história