Débora Remor: Jaraguá do Sul vai sediar luta de robôs Maykon Lammerhirt/Agencia RBS

No ano passado, acadêmicos da Católica Joe Jonas Vogel e João Pedro Schmitt venceram competição internacional de robótica

Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Ver dois robôs em um combate de sumô parece coisa de japonês, mas está prestes a ser realizado em Jaraguá do Sul, com alunos do Ensino Médio no comando dos autômatos. O "Desafio em Robótica" é proposto pela Católica a estudantes do 2º e 3º ano, de escolas públicas e privadas de Jaraguá do Sul.

Os jovens serão responsáveis pela programação, lógica e definição de estratégias, depois de receberem treinamento com os alunos e professores da graduação em Sistemas da Informação. Para evitar disparidade entre as equipes, todos usarão um modelo único de robô, desenvolvido pelos acadêmicos, que serão tutores dos grupos participantes.

A iniciativa busca despertar o interesse dos jovens para a área de robótica e automação, e acabou atraindo também empresas de pequeno, médio e grande porte da região. As companhias, em especial do segmento de automação, têm procurado a instituição para apoiar iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.

Aos poucos, o Brasil - em especial a indústria - vem despertando para o investimento na inovação, destaca o professor Maurício Henning. "Aqui, 90% dos pesquisadores está nas universidades; enquanto nos países desenvolvidos, as pesquisas acontecem na maioria das vezes dentro das empresas."

Para o Desafio, os alunos podem se inscrever individualmente ou em grupo, até sexta-feira, dia 16, e a competição será em 7 de novembro - neste ínterim, serão realizados os três treinamentos. São disponibilizadas 40 vagas.

---------------------------
Outros destaques do Portal Jaraguá:

Data de recordar
Enquanto as floriculturas se preparam para as vendas de Finados, famílias começam a manutenção de cemitérios, como este da Vila Lenzi. A Prefeitura de Jaraguá do Sul reforçou a fiscalização contra a dengue e anunciou prazos para reforma (até dia 19) e limpeza de túmulos e jazigos (até 1 de novembro).

Ferrovias
A transposição de trilhos deve ser incluída no próximo contrato de concessão da ferrovia que corta as cidades do Vale do Itapocu. Segundo o prefeito Dieter Janssen, que esteve com representantes da ANTT, o documento para a renovação da ALL já contempla exigências sobre o contorno ferroviário.

Schroeder
Os vereadores de Schroeder já estão em novo endereço, ao lado da Biblioteca Pública. A Câmara antes funcionava em um imóvel alugado e agora tem sede própria e independente do executivo.

Biblioteca
Depois de uma semana em teste para manter a Biblioteca Pública de Jaraguá do Sul com horário normal, a Fundação Cultural anunciou a redução no tempo de atendimento. Como os funcionários devem cumprir carga semanal de 29 horas, determinada por decreto, faltou pessoal para fechar as escalas. A partir de terça-feira, o local abre em apenas um período, e no sábado as atividades de contação de histórias permanecem sem alteração.

Eleição
Partidos se articulam para contratar uma pesquisa sobre a satisfação da população com a atual administração do município de Massaranduba. O objetivo é entender se a atual coligação, composta por PSDB, PMDB e PSD (que vive uma novela a parte), deve ser mantida para o próximo pleito.

Homenagem
Familiares e amigos se mobilizaram à procura de fotos, artigos e relíquias pessoais de Eggon João da Silva. Estes itens compõem a exposição do Museu Weg em homenagem ao sócio-fundador da Weg, com entrada gratuita. A mostra abre no dia 13, exatamente um mês após a morte do visionário,  e fica até 14 de novembro.

Oficial
O Diário Oficial de Jaraguá do Sul deixará de ser impresso e com edição digital individual, e passa a fazer parte do Diário Oficial dos Municípios (DOM); mudando a frequência de quinzenal para diário. A alteração, aprovada na Câmara de Vereadores, deve reduzir os custos em 60%, segundo estimativas do líder do governo, Pedro Garcia (PMDB). O DOM já é utilizado pelas outras quatro cidades da região. O vereador Jair Pedri (PSDB) votou contra, alegando que o documento não chegará ao interior.

Esvaziada
A frente em defesa da duplicação da BR-280, criada no final do ano passado pelo então deputado Carlos Chiodini, só teve a reunião de implantação. Depois disso, os encontros são agendados e cancelados por ausência do Dnit. O órgão não tem respostas sobre prazos e recursos para investir na obra ou pagar serviços executados. A explicação é do coordenador da frente, o deputado Vicente Caropreso.

A NOTÍCIA
 DC Recomenda
 
 Comente essa história