A Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, será realizada de 12 a 18 de abril. Em diversos pontos da cidade, haverá uma série de atrações. Entre as atividades ocorrerão lançamento de livros, exposição de livros artesanais, troca-troca de livros infantis e mostra literária. Projeção de filmes, contação de histórias, peças teatrais e apresentação de boi de mamão também farão parte da programação.

A Semana foi instituída em 2010, pela lei municipal 8.125, para acontecer no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e do nascimento do escritor Monteiro Lobato. O evento está em sua oitava edição.

A correalização é da Câmara Catarinense do Livro e do SESC, Serviço Social do Comércio.

Conforme a coordenadora do evento, Waleska De Franceschi, a Semana é uma ação coletiva de estímulo à leitura, de valorização do livro como um meio prazeroso de formação. ¿É um exemplo de parceria possível entre as instituições públicas e privadas com o objetivo de fortalecer a construção de uma sociedade leitora¿, sublinha. 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, destaca que a atividade vem se consolidando como uma articulação social ímpar para facilitar o acesso e dar visibilidade às atuações, que já acontecem no decorrer do ano, em diferentes instâncias culturais e educacionais relacionadas à literatura infantil. ¿O papel da educação é esse: estimular as crianças para que se tornem ávidas leitoras¿.

A largada será no Largo da Alfândega

A abertura será no dia 12, às 14h30, no Largo da Alfândega. A alegria começa com o Boi de Mamão do Núcleo de Educação Infantil Municipal Orisvaldina Silva, da Lagoa da Conceição. Além do boi, os personagens desta tradição açoriana estarão à solta por intermédio da bernúncia, cavalinho, cabrinha, macaco, maricota e vaqueiro.

Outro personagem simpático entrará em cena na sequência. Será apresentado o espetáculo ¿Causos do Frankolino¿. É uma mistura de contação de história, teatro de animação e música. Seu Frankolino leva para o público ¿histórias do imaginário popular, relacionadas às crenças e costumes da herança cultural da Ilha de Santa Catarina¿. Manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, a narrativa é conduzida pelo boneco.

Outras atrações do dia 12

No SESC da Prainha, haverá projeção de curtas-metragens e contação de historias, bem como visita guiada na biblioteca. A criançada poderá participar na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, do projeto ¿A escola vai à barca¿. 

No mesmo dia, a Biblioteca Municipal Barreiros Filho, localizada no Estreito, sediará dois eventos. Um deles é o espetáculo teatral ¿Era um, eram dois, eram três¿, com o grupo Trupe Dum.

No local haverá ainda o troca-troca de livros infantis, momento em que a criançada trará uma obra que já leu e levará para casa outra, de um participante da atividade. Os que estiverem na biblioteca poderão também ajudar na construção coletiva da 1ª Árvore Literária Infantil.

Quem for à na Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Ferreira, Centro, terá a oportunidade de acompanhar narrações de histórias e assistir a filmes.

Iconografia 344

Ainda no dia 12 de abril, estudantes da rede municipal de ensino conhecerão a exposição ¿Iconografia 344¿. Na Fundação Cultural Badesc, na Rua Visconde Ouro Preto, Centro, os frequentadores terão acesso a documentos, pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros dos séculos XVI a XIX sobre Florianópolis. A curadoria é de Ylmar Corrêa Neto, colecionador e médico.

O espaço colocará igualmente à disposição do público a exibição do filme ¿Alice de Jan Svankmajer¿. Trata-se da releitura do livro de Lewis Carol. Há uma mistura de técnica de animação em stop motion. Ganham vida objetos, bonecos, massas de modelar e animais empalhados, com cenas de atores de ¿verdade¿.

Itinerante

A unidade móvel do SESC, a BiblioSESC, estará nas escolas municipais João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, e na Dilma Lúcia dos Santos, na Armação. Há obras para todos os gostos: clássico da literatura, ficção, aventura e histórias reais.

Leminski na Adotiva

A Escola Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, receberá a Mostra Literária Paulo Leminski Filho. Na exposição os trabalhos do poeta paranaense serão retratados pelo ilustrador, artista plástico e músico Fábio Dudas. Leminski, falecido em 1989, era também escritor, crítico literário, tradutor e professor.

Café Literário

Ainda na Escola Municipal Adotiva Liberato Valentim, a comunidade poderá conhecer o espaço da biblioteca da escola, tomar um café e se deliciar com uma boa história. O Café Literário de como principais objetivos incentivar o uso da biblioteca pelas famílias e estimular a leitura de pais para filhos.

ATRAÇÕES DO DIA 13

Fantoches

Já no dia 13, a Livraria e Editora Paulus, que fica na Rua Jerônimo Coelho, no Centro, vai receber uma apresentação de teatro de fantoches. O espetáculo é baseado no livro ¿O velho lobo do mar¿, de Tati Mileide.

ATRAÇÕES DO DIA 15

Saída de barco

No dia 15, na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, as crianças participarão do chamado ¿Histórias na Barca dos Livros¿. O projeto consiste em contação de histórias durante uma saída de barco.A Biblioteca Comunitária Barca dos Livros promove, há dez anos, ações de fomento à leitura e democratização do acesso à cultura na cidade de Florianópolis. Eleita a melhor biblioteca do país em 2014, a Barca dos Livros também é um ponto de cultura, onde são oferecidos cursos e oficinas voltados para a área da leitura, contação de histórias e escrita criativa, apresentações culturais, shows e passeios literários na Lagoa da Conceição. 

Contação de histórias na igreja

Na sede da Comunidade Cristã do Campeche, no Rio Tavares, ocorrerá uma contação de histórias para a criançada. O evento ocorrerá no dia 15.

ATRAÇÕES DO DIA 16

Porto Cênico

No dia 16, o grupo Porto Cênico apresentará a peça de teatro ¿Blabli... Blablá¿, com produção da Marte Inovação Cultural. O espetáculo ocorrerá no Shopping Iguatemi, na Avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica.

ATRAÇÕES DO DIA 17

Princesas modernas

No dia 17, a Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Rua Ferreira Lima, Centro, receberá o espetáculo AntiPrincesas, com o grupo Duas e Só. O espetáculo conta a história de três importantes e inspiradoras mulheres latino-americanas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra, que já em suas épocas não se encaixavam em estereótipos de gênero. Elas não são princesas, não moram e nem sonham com castelos e não precisam de nenhum homem para ser feliz. Vivem suas vidas da forma como bem entendem e têm um amor em comum: a arte.

Literatura Catarinense

Ainda na Biblioteca Central da SME, ocorrerá o lançamento da 3ª edição do livro online ¿Literatura Infantil e Juvenil Produzida em Santa Catarina¿, de Eliane Debus e Maria Laura Pozzobon Spengler. O livro traz um mapeamento da produção literária do estado, a partir da apresentação de seus escritores, ilustradores, tradutores e de seus títulos. Eliane é a líder e Maria Laura um dos membros do Grupo de Pesquisas Literalise, da UFSC, que trabalha com literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária.

Curtas infantis

Na Casa da Memória – Fundação Franklin Cascaes, que fica na Rua Padre Miguelinho, no Centro, acontecerá uma visita guiada pela casa e uma exibição de curtas infantis.

Teatro na BPSC

A Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, que fica na Rua Tenente Silveira, no Centro, receberá duas apresentações teatrais no dia 17. A primeira chama-se ¿Cantando e Dançando com os Bichos¿ e a segunda, é a famosa ¿Alice no País das Maravilhas¿.

Contação de histórias no hospital

No Hospital Infantil Joana de Gusmão, no bairro Agronômica, ocorrerá uma contação de histórias com a professora doutora Rosetanair Feijó Scharf. O evento será no dia 17.

ReÓleo

Na Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, acontecerá a palestra ¿Reciclar é Educar¿ do Programa ReÓleo e o lançamento e distribuição de cartilhas. O programa é desenvolvido pela ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) e tem o objetivo de reduzir o impacto que o descarte do óleo de cozinha provoca no sistema de esgoto de Florianópolis.Desde sua criação em 1998, o programa já arrecadou três milhões de litros de óleo vegetal, tornando Florianópolis a cidade que mais recicla óleo vegetal no mundo.

ATRAÇÕES DO DIA 18

Aniversário de Monteiro Lobato

A Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito, em parceria com o Clube de Contos do SESC, fará uma contação de histórias e oficina de máscaras com a criançada. O evento ocorrerá no dia 18, em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato.

Caça ao Saci

No dia 18, a Barca dos Livros terá uma atividade muito divertida. Com o objetivo de festejar o Saci, como personagem do folclore e da literatura brasileira, eternizado pelo escritor Monteiro Lobato, ocorrerá a Caça ao Saci. Após uma roda de leitura e contação de histórias sobre o personagem, as crianças percorrem a biblioteca e o espaço externo em busca do Saci escondido.

Livros artesanais

Na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), haverá uma exposição de livros artesanais com a autora e professora Eliane Debus. A produção será exibida no CED – Centro de Ciências da Educação, na Trindade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA MUNICIPAL DO LIVRO INFANTIL

Largo da Alfândega

Dia: 12/04Hora: 14h30Boi de mamão – Núcleo de Educação Infantil (NEI) Municipal Orisvaldina Silva.Espetáculo: Frankolino – Mesclando contação de história, teatro de animação e música, ¿Causos do Frankolino¿ entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular, relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana. Com elementos animados, a narrativa é conduzida pelo boneco manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl.

SESC - Prainha

Rua Travessa Syriaco Atherino,100 – Centro.Agendamentos: (48) 3229-2208.

Curta CineSesc

Local: Teatro do SESC.  Dias: 12, 13 e 17/04   Hora: 15h

Biblioteca SESC - Contação de Histórias

Dias: 12, 13, 17 e 18/04  Hora: Matutino: 10h   Vespertino: 15h

Visita Orientada na Biblioteca

Dias: 12, 13, 17 e 18/04   Hora: 15h30

Barca dos Livros

Largo Hippólito do Valle Pereira, 620.LIC-Village – Lagoa da Conceição.Agendamentos: (48) 3879-3208.

A escola vai à barca

Dias: 12 e 18/04  Hora: Matutino: 10h  Vespertino: 14h e 15h30

Caça ao Saci

Dia: 18/04 Hora: 15h30  

Histórias na Barca dos Livros

Dia: 15/04 Hora: 15h30 (Saída de barco)

Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho Praça do Jardim Atlântico entre a Rua Elesbão Pinto da Luz e a Avenida Atlântica. Agendamentos: (48) 3348-1068. 

Teatro ¿Trupe Dum¿:

Era um, eram dois, eram três

 Faixa etária: 6 a 10 anos. Dia: 12/04  Hora: Matutino: 9h30          Vespertino: 14h30

Troca- troca de livros infantis e construção coletiva da 1ª Árvore Literária Infantil

Faixa etária: 6 a 14 anos.  Dias: 12, 13, 17 e 18/04  Hora: 8h às 17h 

Contação de história e oficina de máscaras

Em parceria com o SESC: Clube de Contos, comemorando o dia de Monteiro Lobato.Dia: 18/04Hora: 14h30 Livraria e editora Paulus Rua Jerônimo Coelho, 119 – Centro.Telefone: (48) 3223-6567. 

Apresentação do teatro de fantoche: ¿O velho lobo do mar¿

Dia: 13/04  Hora: 9h e 11h  Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação Rua Ferreira Lima, 82 - Centro de Educação Continuada. Telefone: (48) 3212-0907. 

Contação de Histórias

Dia: 12/04 Hora: 9h  Dias: 17 e 18/04 Hora: Matutino: 9h Vespertino: 14h

Mostra de Cinema

Dia: 12/04  Hora: 10h30  Dia 17/04  Hora: 10h30  Dia: 18/04H ora: Matutino: 10h30 Vespertino: 15h30 

Espetáculo: AntiPrincesas, com o grupo Duas e Só

Local: Auditório – CEC.Telefone: (48) 3212-0913. Dia: 17/04 Hora: 14h 

Lançamento da 3ª edição do livro online: Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina - Eliane Debus e Maria Laura P. Spengler – UFSC - LITERALISE Local: Auditório – CEC.Telefone: (48) 3212-0913 Dia: 17/04 Hora: 15h  Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina Rua Tenente Silveira, 343 – Centro.Agendamentos: (48) 3665-6423.

Apresentação teatral: Alice no país das maravilhas

Dia: 17/04 Hora: 15h 

Apresentação teatral: Cantando e dançando com os bichos

Dia: 18/04Hora: 14h Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Exposição de livros artesanais - Eliane DebusCED – Centro de Ciências da Educação - Campus Universitário – Trindade.Dia: 18/04Hora: 9h às 17h Fundação Cultural Badesc Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.Agendamento: (48) 3224 – 8846. 

Exposição Iconografia 344, a partir do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll 

Dia: 12/04  Hora: 15h 

Exibição do filme Alice de Jan Svankmajer

Dia: 12/04Hora: 16h Casa da Memória – Fundação Franklin Cascaes Rua Padre Miguelinho, nº 58 – Centro - Esquina com Rua Anita Garibaldi.Agendamentos: (48) 3333-1222. 

Visita guiada e exibição de curtas infantis

Dias: 17 e 18/04Hora: 14h30 Shopping Iguatemi Avenida Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica – Cinesystem – Piso L3.Produção: Marte Inovação Cultural. 

Teatro: Blabli...Blablá, com o grupo Porto Cênico

Dia: 16/04 Hora: 11h30 Entrada gratuita. Hospital Infantil Joana de Gusmão Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica. 

Contação de histórias com a professora doutora Rosetenair Feijó Scharf

Dia: 17/04  Hora: 14h  Atividades nos bairros Biblio SESC Dia: 12/04 – Rio Tavares – Em frente à EBM João Gonçalves Pinheiro.Hora: Matutino: 2 apresentações. Vespertino: 2 apresentações. Dia: 13/04 – Armação – Em frente à EBM Dilma Lúcia dos Santos.Hora: Matutino: 2 apresentações. Vespertino: 2 apresentações. 

Mostra Literária Paulo Leminski

Local: EBM Adotiva Liberato Valentim – Costeira do Pirajubaé. Dias: 12 a 18/04 Hora: 8h às 17h  Café Literário  Local: Biblioteca da EBM Adotiva Liberatório Valentim. Dia: 12/04 Horário: 18h ACIF – 

ReÓleo

Local: EBM Osmar Cunha – Canasvieiras. 

Palestra ReÓleo: ¿Reciclar é Educar¿ e Lançamento de Cartilha.

Dia: 17/04 Hora: Das 14h30 às 16h  Comunidade Cristã do Campeche Local: SC-405, 1462 - Rio Tavares. 

Contação de história para crianças.

Dia: 15/04 Hora: 16h 

Atividades literárias em diversas unidades educativas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, com participação de autores de livros infantis e contadores de histórias 

Alexandre BeckAline - Maciel (Cia Mafagafos) - Ana Esther Balbão Pithan -Andrés Tissier - Carlos Stegemann - Célia Biscaia Veiga e Bruna Eracy Souza - Gilka Girardello - Inês Carmelita Lohn - Irene Rios da Silva - Julião Goulart - Mara Viana - Marisa Kras Borges - Marta Carvalho - Osmar Cardoso - Rita de Cássia Guimarães Heizen - Roselete Fagundes de Aviz de Souza - Silvaní Ratke (Teka) - Viviane De Gil




 DC Recomenda
 
 Comente essa história