UFSC oferece cursos de inverno gratuitos sobre matemática básica, introdução ao cálculo e física Felipe Carneiro/Agencia RBS

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza cursos concentrados e gratuitos de Matemática Básica, Introdução ao Cálculo e Introdução à Física para calouros, veteranos e comunidade em geral. São 120 vagas em cada curso, que serão oferecidos em dois turnos, com 60 vagas cada um. Eles terão a duração de uma semana (cinco dias de aulas de 3h), dos dias 24 a 28 de julho no Espaço Físico Integrado.

As inscrições podem ser realizadas no site cursosdeferias.paginas.ufsc.br até o dia 20. A divulgação dos alunos selecionados para cada curso/turno será feita até o dia 21. Quem não comparecer ao primeiro dia de aula do curso perderá a vaga e serão chamados inscritos da lista de espera.

Os cursos serão ministrados por mestrandos e doutorandos em Física e por um graduando em Engenharia Mecânica. Alguns dos pós-graduandos são estagiários de docência e estão aprendendo a lecionar – todos estão sob a supervisão do professor Marcelo Tragtenberg.

O objetivo é diminuir os níveis de repetência nas disciplinas Cálculo I/A e Física I e auxiliar a trabalhar com conceitos básicos de matemática, conforme o Diário Catarinense havia exposto nesta matéria. Essas disciplinas exigem dedicação no estudo do conteúdo após a aula, resolução de muitos exercícios e bagagem em matemática do ensino médio. 

O curso de Matemática Básica abrangerá fatoração, frações, potenciação, radiciação, equações, polinômios, trigonometria, funções, sistemas de equações. O curso de Introdução ao Cálculo abordará limites e derivadas. O curso de Introdução à Física terá como temas estática e dinâmica de forças segundo as Leis de Newton, trabalho e energia e conservação da energia.

Registrados como cursos de extensão, dão direito a certificado, com presença mínima de 80% das aulas (quatro das cinco aulas). As apostilas constituem apoio, mas não contém todo o conteúdo de cada unidade. Elas serão disponibilizadas em formato PDF, na pagina cursosdeferias.paginas.ufsc.br. Nenhum dos cursos pode ser validado como disciplina de Cálculo I e Física I.

Neste semestre, os cursos serão oferecidos presencialmente apenas no campus de Florianópolis. Confira abaixo os locais e horários:

Manhãs (9-12h)
Cursos de Matemática Básica (sala EFI 201) e Introdução ao Cálculo (sala EFI 203).

Tardes (14-17h)
Cursos de Introdução ao Cálculo (sala EFI 201) e Introdução a Física (sala EFI 203).

Noites (19-22h)
Cursos: Matemática Básica (sala EFI 201) e Introdução a Física (sala EFI 203).

Leia também:

Universidades de SC criam disciplina para suprir déficit no ensino básico de matemática

Unidades da Farmácia Popular fecham em agosto em SC

Abono salarial ano-base 2016 começa a ser pago neste mês

 DC Recomenda
 
 Comente essa história