Semana Nacional de Museus discute novos desafios e inspirações do setor em Santa Catarina Charles Guerra/Agencia RBS

Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) terá atividades até domingo

Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Marcando o Dia Internacional de Museus — 18 de maio —, a 10ª Semana Nacional de Museus vai contar com programação por todo o Estado, a partir desta segunda-feira. O propósito é mobilizar as instituições brasileiras concentrando suas programações em torno de um mesmo tema. O assunto do ano é Museus em um Mundo em Transformação — novos desafios, novas inspirações.

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e o Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), em Florianópolis, desenvolverão atividades desta segunda-feira a domingo. No Cinema do CIC ocorre nesta segunda-feira, às 16h, a Palestra Museu Virtual, Museu Plural, com Ana Beatriz Bahia. Formada em Artes Plásticas pela Udesc e doutora em Educação pela UFSC, ela fundou o estúdio www.casthalia.com.br, que desenvolve tecnologias educacionais para museus. 

Veja a programação da 10ª Semana Nacional de Museus em Santa Catarina

Em Joinville, as atividades gratuitas envolvendo os espaços de história na cidade começam quarta-feira. Seis exposições lançadas simultaneamente nos anexos do Museu de Arte de Joinville (MAJ), na Cidadela Cultural Antarctica, são destaque.

No Vale do Itajaí, 16 museus participam do movimento. Blumenau, Bombinhas, Brusque, Itajaí, Pomerode, Porto Belo, Taió e Timbó terão programação especial desta segunda-feira a domingo. As atividades incluem exposições especiais, visitas guiadas, encontros e palestras. O ponto alto da programação blumenauense será um mesa redonda sobre acessibilidade de deficientes, na sexta-feira.

As 10 edições da Semana de Museus totalizam mais de 5 mil participações e aproximadamente 15,7 mil eventos realizados em território nacional. Em 2012 comemora-se também um marco da museologia: os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, quando uma nova proposta de pensar museus foi apresentada.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história