Cartunista e ilustrador Galvão Bertazzi lança coletânea de tirinhas neste sábado Reprodução/Reprodução

Capa do livro Vida Besta por Galvão

Foto: Reprodução / Reprodução

Ao cartunista, ilustrador e roteirista Galvão Bertazzi interessa mais a ironia do que propriamente o humor. É uma distinção que ele procura pontuar quando o assunto são as tirinhas Vida Besta, que acaba de ganhar uma coletânea. O livro Vida Besta por Galvão será lançado hoje, às 15h, na Cor Galeria, em Florianópolis. O compêndio é uma amostragem a partir das tiras publicadas desde 2007 no DC e no site www.vidabesta.com.

Galvão imprime diariamente nas páginas do DC e no seu site uma espécie de ácida crônica visual, onde a bizarrice do cotidiano e das relações humanas naturalmente levam às gargalhadas sem necessariamente fazer piada. Vida Besta surgiu em 1999, quando o artista ainda residia em Goiânia. A opção por relacionar apenas as publicações a partir de 2007 explica-se pela demanda, afinal, mais de 1,5 mil tiras até que ele conseguisse selecionar uma amostragem deste universo complexo, fantasioso e reflexivo, além de conferir um caráter mais contemporâneo.

— Foram cerca de cem tiras, além de alguns desenhos e histórias em quadrinhos curtas para 64 páginas. Se eu resolvesse pegar desde o início, seriam mais de 5 mil para selecionar — explica Galvão.

Vida Besta por Galvão é o primeiro livro do autor publicado no Brasil, cuja estreia neste mercado ocorreu há dois anos, na Itália, com a publicação da novela gráfica As Crônicas Bizarras do Absurdium. O livro marca também a estreia da sua editora, Juarez & Donizete, que servirá como plataforma para o lançamento de outros trabalhos do gênero, entre eles a edição brasileira de As Crônicas Bizarras do Absurdium. Vida Besta já foi lançado em Curitiba e Goiânia e a apresentação em Florianópolis coincidirá com o encerramento da exposição Incompatível Instável Puro, que levou pinturas de Galvão para a Cor Galeria. Na ocasião, o autor comercializará o livro, no valor de R$ 25, que terá como plataforma de distribuição o perfil da editora no Facebook (procure por Juarez & Donizete Editora).

Nos dias 23 e 24 ele lançará o trabalho na feira de quadrinhos Multiverso, em Porto Alegre, e até agosto empreenderá uma série de apresentações em outras capitais.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história