Camerata Florianópolis apresenta nesta quarta-feira, na Capital, "Uma Piada Musical" divulgação/Divulgação

Foto: divulgação / Divulgação

A Camerata Florianópolis faz apresentação nesta quarta-feira, dia 19, trazendo novidades para o público. Uma delas é a execução, pela primeira vez na Capital, da obra Uma Piada Musical, do compositor austríaco Wolfang Amadeus Mozart.

A música, que satiriza os compositores da época em que Mozart viveu, é repleta de "erros" de interpretação e cheia de repetições intencionalmente.

- Também é um deboche aos trompistas que sempre erravam as notas. A trompa é um instrumento divino, porque o homem sopra para dentro, mas só Deus sabe o que vai sair - brinca o maestro da Camerata, Jefferson Della Rocca.

Conforme o maestro, alguns erros o público não irá perceber, mas outros os músicos irão encenar como um pequeno teatro, para reforçá-los.A piada musical é um dos pontos altos da apresentação.

- É interessante para os músico conhecerem o que Mozart não suportava em termos musicais. Entrentanto, muitos desses erros, como as frases assimétricas, passaram a ser adotadas pelos compositores contemporâneos - diz.

Outra obra que ainda não havia sido tocada pela Camerata é o Concerto para Piano e Orquestra nº 23, de Mozart, que está entre as mais importantes do compositor. O segundo movimento deste concerto foi considerado pelo próprio Mozart como uma de suas obras-primas.

A apresentação terá solo do pianista Guilherme Tomaselli, natural de Florianópolis. Tomaselli foi aluno de Álvaro Guimarães, professor que formou importantes pianistas catarinenses, como Pablo Rossi. Em sua trajetória artística, conquistou 12 prêmios em importantes concursos nacionais e é integrante do corpo docente do curso de extensão em música da Universidade Federal Fluminense.

O músico volta a se apresentar em sua cidade natal depois de 15 anos no Rio de Janeiro. A Suíte Holberg, de Grieg, escrita no estilo neo-barroco, também está no programa do concerto. Grieg escreveu a obra em homenagem ao bicentenário do filósofo, escritor e humorista norueguês Ludwig Holberg, em dezembro de 1884.
Escrita em cantata para coro masculino e uma suíte para piano, ele a transcreveu em orquestra de cordas no ano.

Agende-se:
O quê: Concerto da Camerata Florianópolis
Quando: quarta-feira, dia 19, às 21h
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo (Rodovia SC-401, KM 5)
Quanto: R$ 20 inteira; R$ 10 estudantes, professores e idosos. À venda na sede da Camerata Florianópolis (Rua Joe Colaço, 708 – Bairro Santa Mônica), bilheterias do Teatro Governador Pedro Ivo (SC 401) e do Teatro Álvaro de Carvalho Programa Suíte Holberg - Edward Grieg Prelúdio (Allegro vivace) Sarabanda (Andante) Gavota (Allegretto) Ária (Andante religioso) Rigaudon (Allegro con brio)

Uma piada musical - Divertimento para duas trompas e quarteto de cordas.
Wolfang Amadeus
Mozart Allegro
Menuetto e Trio
Adagio cantabile
Presto

Concerto para Piano e Orquestra nº 23 -
Wolfang Amadeus
Mozart
Allegro
Adagio
Allegro assai (solo - pianista Guilherme Tomaselli)

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história