Pessoas que fazem outras sorrirem são mais felizes Aleksandra P./stock.xch

Foto: Aleksandra P. / stock.xch

Não é novidade que o segredo da felicidade está em fazer o bem para alguém. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Houston mostrou que fazer uma pessoa sorrir pode provocar mais bem-estar ainda em você.

No estudo, a professora Melanie Rudd desafiou um grupo de 50 adultos: em 24 horas, uns tinham que fazer outras pessoas felizes, enquanto o segundo grupo teria de fazer alguém sorrir.

Setor de comunicação e mídia reúne profissionais que mais gostam dos colegas de trabalho

No dia seguinte, as pessoas que fizeram alguém sorrir se disseram mais felizes e confiantes do que as outras.

A razão pela qual as boas ações específicas nos fazem mais felizes é bem simples, segundo a especialista.

— Se você pode atender ou exceder suas expectativas de alcançar um objetivo, você será mais feliz do que se ficar aquém das suas expectativas — explicou ela.

Trabalhar com amigos traz felicidade e aumenta a produtividade

Fora deste contexto, a cientista descobriu que as pessoas se sentem melhor quando fazem algum exercício físico por um certo número de vezes por semana do que quando apontam para a meta de um estilo de vida saudável.

Assim, os objetivos que são pequenos, mas concretos parecem resultar em maiores realizações sobre sua própria felicidade. Quando se trata de boas ações, talvez seja melhor pensar pequeno.

Afeto faz bem

O Estudo Bem-Estar, iniciativa da Unimed Porto Alegre, dá mais um motivo para você encher a sua vida de afeto. Segundo a pesquisa, que mede o nível de felicidade dos moradores da Capital, ter afetos positivos aumenta o nível de bem-estar. O afeto explica 46% da variação do bem-estar na amostra pesquisada.

 Veja também
 
 Comente essa história