Aprenda a receita da cuca vencedora do 2º Festival de Cucas de Joinville Divulgação/RBSTV

Foto: Divulgação / RBSTV

O 2º Festival de Cucas, promovido pela RBS TV de Joinville, já terminou, mas quem ficou com gostinho de quero mais pode preparar a vencedora da competição em casa.

A cuca escolhida pelos jurados como a mais saborosa foi a de abacaxi com coco preparada pela Katia Gomes de Oliveira Poffo (foto). 

Experimente fazer também a cuca de maçã com nozes, vencedora da primeira edição do concurso, no ano passado.

Veja também este vídeo com uma receita de chineque para fazer em casa

Confira a receita da cuca de abacaxi com coco

Ingredientes:
Massa:
2 ovos
1 xícara de açúcar
2 colheres de manteiga
200 ml de leite morno
250 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de fermento de pão

Modo de fazer:
Em um recipiente coloque os ovos, o açúcar, o sal, o leite, a manteiga, o trigo e, por último, o fermento. Misture tudo e depois bata bastante com a mão até ficar uma missa lisinha. Coloque para crescer em um lugar quente e escuro por mais ou menos uma hora. Enquanto isso faça o recheio.

Ingredientes para o recheio:
1 abacaxi picado
2 xícaras de açúcar
1 ccco ralado
3 gemas

Modo de fazer:
Cozinhe o abacaxi picado com 1 xícara de açúcar por 10 minutos. Deixe esfriar. Pegue o coco ralado e misture com as 3 gemas, mais a xícara de açúcar que sobrou. Reserve. Quando a massa tiver crescida (tem que dobrar de volume), coloque na forma untada. Espalhe bem a massa. Depois coloque uma das claras que sobrou das gemas por cima. Pegue um garfo e vá fazendo furos na massa. Segundo a Kátia essa é uma dica pra que o recheio grude na massa. Por cima coloque o abacaxi e depois o coco. Leve pra assar em forno quente por cerca de 20 minutos. Uma dica é usar um palito para ver se a cuca já está assada. Enfie o palito na massa. Se ele sair sequinho, a massa está bem assada.  A cuca tem que ficar dourada.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história