Diretor de "Chatô" anuncia data de lançamento do filme Susi Padilha/Ver Descrição

Marco Ricca no set de Chatô, em 2004

Foto: Susi Padilha / Ver Descrição

Parece que agora vai: Chatô será lançado no dia 19 de novembro, segundo informou o diretor Guilherme Fontes ao UOL. Prevista para chegar ao cinema após quase 20 anos de imbróglio, a cinebiografia conta a história de Francisco Assis Chateaubriand, o Chatô (1892-1968), magnata das comunicações que foi uma das personalidades mais influentes no Brasil do século 20.

– Comecei a distribuir o filme sozinho e já chegamos a 150 cópias digitais. Devo me associar a outros distribuidores e talvez a gente chegue a mais cópias – garantiu o cineasta.

Veja como eram os atores de "Chatô" e como eles estão hoje
"Chatô" antes e depois: o cinema mudou após quase 20 anos

Segundo Fontes, a sensação é de alívio por finalmente poder lançar o longa.

– Agora ele pode falar por si. As pessoas acharam que o filme estaria envelhecido, que a fotografia já era, mas é um filme novo. Os atores estão mais jovens, sim, mas nada disso interfere negativamente – disse o diretor para o portal.

Fontes comprou os direitos do livro homônimo, escrito por Fernando Morais, em 1995. A produção teve início em 1997 e começou a ser rodada em 1999, com Marco Ricca no papel do protagonista. Porém, suspeitas de irregularidades na captação de recursos do projeto via leis de incentivo interromperam o projeto. Em 2004, Fontes rodou novas cenas, em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, e, desde então, a produção ficou envolvida em problemas legais que lançaram dúvidas sobre sua conclusão.

STJ nega recurso de improbidade administrativa contra "Chatô"
TCU anula débito de Guilherme Fontes referente a série de TV



Em maio deste ano, Chatô ganhou trailer e a classificação etária (não recomendável para menores de 14 anos), indicando que o filme estaria perto de ser lançado.

QUIZ: demorou mais ou menos do que "Chatô"?

ZERO HORA
 Veja também
 
 Comente essa história