Festival de teatro leva espetáculos gratuitos para cinco cidades catarinenses Prefeitura de Navegantes/Divulgação

A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN - Peça do grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!! abre a itinerância em Nova Veneza

Foto: Prefeitura de Navegantes / Divulgação

Já acostumado a rodar Santa Catarina levando espetáculos para as menores cidades e as de nomes mais curiosos, o Teatro Sim... Por Que Não?!!!, um dos grupos mais antigos e atuantes do Estado, prepara-se para mais um giro, desta vez ao lado de outras três produtoras para levar espetáculos gratuitos para cinco regiões catarinenses. Nesta sexta (2), um micro-ônibus com atores e um caminhão baú carregado de equipamentos de som, luz e cenário chegarão em Nova Veneza (Sul), a primeira parada do 2º Festival Itinerante de Teatro.

O evento patrocinado pelo Governo do Estado por meio do Funcultural passará também por Brusque (Vale do Itajaí), São Bento do Sul (Norte), Joaçaba (Meio Oeste) e Maravilha (Oeste) até 17 de novembro.

Cássia Eller - O musical em cartaz neste fim de semana em Florianópolis
Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina

Em cada local serão apresentadas cinco montagens em três dias, de sexta a domingo. São peças com diferentes linguagens teatrais, como comédia, drama, animação e clown (palhaço). O fato de alguns dos municípios não terem nem mesmo um teatro não inviabiliza a itinerância, ao contrário:

- É uma política nossa não ficar restrito a uma casa de espetáculos. Entendemos que essas populações contribuem tanto com impostos quanto as maiores e por não terem um espaço adequado padecem com a falta de eventos culturais - diz Júlio Maurício, produtor e diretor do Teatro Sim... Por Que Não?!!!.

Em 2011, o grupo percorreu as 10 menores cidades de Santa Catarina com o Festival Itinerante de Repertório. Nos dois anos seguintes realizou o festival Pathelin de A a Z, com o qual circulou com sucesso por 54 localidades, uma para cada letra do alfabeto.

DRAMA, COMÉDIA E DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

A Farsa do Advogado Pathelin, um clássico do teatro catarinense, circulará juntamente com Eu - Lália e A Garota da Capa, de Andréa Padilha Produções; Histórias de Mauro, da Tissier Produções; e Hipotermia, da NP Produções.

Pathelin estreou em maio de 1996 e desde então continua no repertório do Teatro Sim... Por Que Não?!!!. O texto, escrito no final da Idade Média, conta a história de um advogado espertalhão que em meio a uma crise financeira aplica um golpe em um comerciante. Será apresentado sempre às sextas- feiras, após Eu-Lália, peça leve de 30 minutos que traz uma senhora romântica a interagir com o público.

As manhãs de sábado serão reservadas para Histórias de Mauro, espetáculo infantil com bonecos apresentado em praças de cada cidade; já as noites ficarão com a comédia visual A Garota da Capa, que transita entre o drama e a comédia. O fim de semana em cada município terminará com Hipotermia, drama contemporâneo com o célebre ator Nazareno Pereira, nas noites de domingo.

AGENDE-SE

O quê: 2º Festival Itinerante de Teatro
Quando: sexta, às 20h; sábado, às 10h e às 20h; domingo, às 20h
Quanto: gratuito
Informações: (48) 9972-3052

PROGRAMAÇÃO

2 a 4/10 - Nova Veneza (Teatro Municipal e Praça Humberto Bortoluzzi)
23 a 25/10 - São Bento do Sul (Centro Cultural Doutor Genésio Tureck e Praça Getúlio Vargas)
28 a 30/10 - Brusque (Teatro do Cescbe e Praça da Cidadania)
6 a 8/11 - Maravilha (Centro Sociocultural e Praça Padre José Bunse)
15 a 17/11 - Joaçaba (Teatro Alfredo Sigwalt e Praça da Catedral)

 

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história