Livro sobre a área rural de Joinville será lançado nesta quinta-feira /Agencia RBS

Depois de dois anos de trabalho, Rosana Barreto Martins lança livro hoje

Foto: Agencia RBS

Um verdadeiro retorno às origens da história de Joinville. É o que representa a obra Cantos E(n) Cantos: Vivendo a Área rural – Roteiro Turístico, Arquitetônico e Cultural Cidade de Joinville, de Rosana Barreto Martins, que será lançada hoje no Garten Shopping, em Joinville. O livro é um convite para conhecer o legado do campo por meio da história da população, arquitetura e atrativos da região.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

A autora conta que foi por meio de uma pesquisa de campo com 177 entrevistas realizadas com antigos moradores da região, pesquisas bibliográficas e mapeamento das localidades, que, após dois anos de trabalho, produziu a obra que ajuda a desmistificar um pouco a história da cidade e apresentar as riquezas da área rural.

– Sentia uma angústia pela área rural ser pouco valorizada, e pensava que eu não tinha como salvar esse espaço, mas poderia documentar em um trabalho detalhado – relata.

Confira Especial de "AN" que mostra os personagens que dão nome às principais ruas de Joinville 

Rosana acrescenta que o livro apresenta o resgate da ocupação da área rural a partir dos colonizadores germânicos e luso-brasileiros, a partir de percursos feitos por 33 estradas, cinco ruas, duas rodovias estaduais e uma federal.

– Conto a história de sambaquianos, da população ribeirinha, do processo de colonização e também da comunidade afrodescendente de forma compreensível. Costumo dizer que o livro tem uma linguagem para todos os públicos.

Rosana espera que o livro seja uma forma de conhecimento que leve à preservação da memória e da identidade local.

Serviço:

O QUÊ: Lançamento do livro Cantos E(n) Cantos: Vivendo a Área Rural- Roteiro Turístico, Arquitetônico e Cultural Cidade de Joinville
QUANDO: hoje e dia 21 de outubro, às 19h30
ONDE: hoje no Garten Shopping (espaço Garten Mais) e dia 21, no Shopping Mueller (Livrarias Curitiba).
QUANTO: o evento de lançamento é gratuito. O livro estará à venda por R$ 100 e para integrantes do Clube do Assinante, R$ 80.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história