Na Panela: Receita especial para o Dia Nacional do Macarrão Betina Humeres/Agencia RBS

Delicioso até na foto. Imagina ao vivo!

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Dia 25 de outubro é o Dia Nacional do Macarrão! Sim, a lei nº 13.050, de 8 de dezembro de 2014 instituiu este dia e cá estamos nós, prestando essa homenagem à massa nossa de cada dia. Pra fazer uma receita de peso, pedimos ajuda do chef Fábio Coelho, do Bistrô D'Acampora, que gentilmente preparou um prato especialmente pra vocês, leitores do Hora.
É um spagueti ao molho bisque de camarão. O molho bisque é um molho tradicional francês feito a base de nata e das cascas e cabeça do camarão - porque aqui nada é desperdiçado. Mas você pode fazê-lo da mesma forma, só substituindo a nata por água, aí, o molho se chamará "velotê". Viram que "chique" nós estamos!

Além da receita, o Chef Fábio também deu dicas preciosas de como preparar uma boa massa e revelou que dá preferência aos produtos orgânicos em seus pratos. Então, excepcionalmente hoje, vamos das primeiro as dicas e, depois, a receita.

Dicas:
:: O melhor é deixar o macarrão al dente, porque a absorção de gluten é menor, ou seja, engorda menos. Então, macarrão al dente você pode comer sem culpa!
:: Depois que a massa estiver cozida, não jogue água em cima, porque isso retira todo o amido dela.
:: Para que o macarrão não fique "grudado" e não continue cozinhando mesmo depois de "escorrido", abra-o em uma travessa comprida.
:: Cozinhe o macarrão só com sal, pois se você colocar óleo na água, o molho que será adicionado posteriormente não irá aderir à massa.
:: O molho desta receita também pode ser passado no liquidificador ao invés de coado. E dá para ser servido com outros pratos, como arroz branco, por exemplo.

 
Chef Fábio revelando alguns de seus segredos 

Espagueti ao molho bisque com camarão

Ingredientes:

600gr de massa tipo spagueti

2 cenouras

1 alho poró

2 cebolas

1 salsão

Salsinha, coentro e tomilho a gosto

1,200kg de camarão com casca e cabeça

700ml de nata

2 colheres de extrato de tomate

Conhaque para flambar

Modo de fazer o molho

Refogue as cabeças e a casca do camarão em um pouco de azeite. Depois, junte os legumes picados, as ervas aromáticas e deixe refogar bem. Quando o refogado estiver mais "seco" jogue o conhaque para flambar. Se quiser, acrescente o extrato de tomate.

Coloque a nata, mexa e espere ferver. Depois, coe (pressionando bem pra tirar todo o caldo), acerte o sal e tempere com um pouco de pimenta. Reserve.

Coloque a massa para cozinhar em água fervente só com sal. Quando ela estiver al dente (com um pontinho branco no meio), desligue o fogo e coloque em uma travessa comprida, pra que a massa esfrie rápido.

Tempere os camarões com sal e pimenta e grelhe-os.

Monte o prato com a massa, camarões por cima e o molho. Finalize com uma farofa de pão preto (ou outro qualquer) por cima.

 

Agradecimentos:

Bistrô D'Acampora

SC-401, KM 10, nº 10300

Santo Antônio de Lisboa

Aberto de quarta a sábado, das 20h a meia noite.

HORA DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história