Novo livro de Luis Fernando Verissimo traz galeria impagável de personagens femininas Omar Freitas/Agencia RBS

Dois documentários sobre o escritor, que completará 80 anos em 2016, estão em andamento

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Desde o título, o novo livro de Luis Fernando Verissimo tem jeito de best-seller. As Mentiras que as Mulheres Contam remete a um dos grandes sucessos editoriais do escritor, As Mentiras que os Homens Contam, que já vendeu mais de 500 mil exemplares. São textos curtos, que narram com muita graça histórias das mais variadas personagens femininas, desde virgens abandonadas no altar até cinquentonas "com um corpo de 20 e um rosto de 30", passando por mães atenciosas e esposas pouco confiáveis, entre outras. O certo é que, ao atravessar a galeria de mulheres descritas pelo autor, é difícil não ser seduzido por alguma delas.

Outro desafio para o leitor é não rir dos diálogos que permeiam boa parte das crônicas.

– Procuro sempre facilitar a leitura, torná-la agradável. O dialogo é um meio de fazer isso. Tento fazer as pessoas se revelarem por meio do que falam, sem muita descrição ou ação – explica o escritor.

"A ironia é sempre perigosa", diz Luis Fernando Verissimo
Dezenas de fãs de Harry Potter se reuniram em evento na Athena Livraria
Livro que inspirou filme "Perdido em Marte" ganha nova edição no Brasil
Projeto transforma táxis da Capital em bibliotecas sobre rodas

O livro, que chega nesta quarta-feira às livrarias, reúne crônicas publicadas nos jornais Zero Hora, O Globo e O Estado de S. Paulo, além do inédito Igualzinha, Igualzinha, que abre o volume fazendo uma reflexão sobre a "primeira mentira" que ouviu de uma mulher: "‘Olha o aviãozinho!’. Ela querendo nos convencer de que o que tinha na mão não era uma colher com papinha, mas um avião. Um avião!", relembra o escritor para ilustrar a debochada tese de que, desde o início da vida, os homens são ludibriados pelas mulheres. São mais de 40 crônicas de vários momentos da carreira de LFV.

– Há, no livro, alguns textos que eu havia me esquecido por completo que havia escrito – conta ele.

Mesmo exercendo ironia sobre suas personagens, o autor parece bem cotado entre as leitoras.

– Escrevo mais a favor das mulheres. Recebo críticas, mas também elogios. Então, acho que não as desagrado tanto – avalia.

"Grey", nova saga de Cinquenta Tons de Cinza, deixa a desejar
Dilan Camargo é o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre
Confira novidades que estão chegando às livrarias

LFV será personagem de dois documentários

Fãs de Verissimo em breve poderão ficar mais próximos dele. Dois documentários sobre o escritor, que completará 80 anos em 2016, estão em andamento. Diretora de um deles, a gaúcha Luzimar Stricher acompanha LFV há dois anos. Já o fluminense Angelo Defanti planeja rodar o seu longa-metragem no próximo ano. Nenhum deles têm data de estreia prevista.

Leia todas as notícias de entretenimento em ZH

As Mentiras que as Mulheres Contam
Luis Fernando Verissimo
Crônicas, Objetiva, 184 páginas, R$ 34,90 (impresso) e
R$ 23,90 (e-book)

 

ZERO HORA
 DC Recomenda
 
 Comente essa história