"Viver É Fácil com os Olhos Fechados" estreia em Porto Alegre California Filmes/Divulgação

Foto: California Filmes / Divulgação

Indicado pela Espanha na disputa por uma vaga para o Oscar de melhor filme estrangeiro, Viver É Fácil com os Olhos Fechados (2013) ganhou em seu país no ano passado seis prêmios Goya: melhor filme, diretor, roteiro original, ator (Javier Cámara), atriz revelação (Natalia de Molina) e canção original (Pat Metheny). Dirigido por David Trueba, o longa estreia na Capital. O título é uma referência a um dos versos de Strawberry Fields Forever, canção dos Beatles cuja letra ecoa nos episódios vividos por três personagens reunidos pelo acaso em uma estrada do interior espanhol.

"A Travessia" oferece experiência de cinema vertiginoso

Ambientada em 1966, a história acompanha o professor Antonio (Cámara), que ensina inglês aos seus alunos com músicas do quarteto de Liverpool, em sua jornada impulsiva: ao ver pela TV que John Lennon estará em Almería, na Andaluzia, para rodar um filme, ele decide viajar até lá para conhecer o ídolo. No caminho, Antonio dá carona primeiro a Juanjo (Francesc Colomer), garoto de 16 anos que fugiu de casa depois de se desentender com o pai, e depois a Belén (a bela Natalia), jovem de 21 anos que esconde estar grávida. Juanjo diz preferir os Rolling Stones e a banda The Kinks, Belén não é tão fã assim dos Beatles – mas ambos acabam se deixando contagiar pelo entusiasmo de Antonio e decidem juntar-se ao professor maduro em seu sonho juvenil de encontrar-se com Lennon.

'Evereste' hesita entre emoção e entretenimento

O elenco de Viver É Fácil com os Olhos Fechados inclui ainda os atores Jorge Sanz (de Os Amantes) e Ariadna Gil (de O Labirinto do Fauno) como os pais de Juanjo. A trilha sonora original é assinada por dois grandes nomes do jazz: o contrabaixista Charlie Haden e o guitarrista Pat Metheny. O roteiro de David Trueba inspira-se na passagem de John Lennon por Almería, onde o músico inglês filmou cenas da sátira Como Eu Ganhei a Guerra (1967), de Richard Lester.

Apesar da evolução um tanto convencional da trama e do ritmo irregular da narrativa, Viver É Fácil... envolve com seu tom agridoce, que alterna momentos alegres com outros melancólicos.

'Que Horas Ela Volta?', fenômeno do cinema nacional

O ótimo Javier Cámara, astro de filmes do cineasta Pedro Almodóvar como Fale com Ela (2002) e Má Educação (2004), imprime complexidade a seu personagem, cuja obstinação em falar com o beatle passa a dividir sua atenção com sentimentos paternos por Juanjo – espécie de filho que nunca teve – e também com um certo encantamento por Belén.

Cineasta Chantal Akerman morre aos 65 anos em Paris

Viver é Fácil Com os Olhos Fechados
De David Trueba
Comédia dramática, Espanha, 2013, 109min. Estreia hoje no Espaço Itaú e no Guion Center (veja os horários no roteiro das páginas 8 e 9).
Cotação: 3

Diretor de 'No' volta com drama contundente sobre crimes da Igreja
Polanski faz ensaio sobre o masoquismo em 'A Pele de Vênus'
Drama erótico em 3D 'Love' tem méritos, mas trama é pobre
Leia todas as críticas e notícias de cinema em ZH

 DC Recomenda
 
 Comente essa história