Cícero estreia em Santa Catarina com turnê A Praia Daryan Dornelles/Divulgação

Uma das novas referências da música nacional faz show na Capital nesta sexta-feira (8)

Foto: Daryan Dornelles / Divulgação

Cícero Rosa Lins, cantor carioca considerado um dos expoentes da tal "nova MPB", não concorda exatamente com o rótulo. 

Bob Dylan lança versão de Frank Sinatra e anuncia novo disco
Coletivo BaianaSystem chega ao segundo disco pronto para expandir seus ritmos pelo país

— Não tenho compromisso muito forte com o tipo de som que eu faço, com a estética. Eu acho que tudo depende da vontade com que estou na hora, não tenho muito essa bandeira. Se eu falar que sou MPB, amanhã posso fazer uma coisa que vai de encontro à MPB — conta ele em entrevista ao DC por telefone. 

Com 30 anos recém-completados (o aniversário dele foi nesta quinta-feira, 7), o cantor faz sua estreia em Santa Catarina nesta sexta-feira, com um show às 20h30min, no Teatro Pedro Ivo, na Capital. Os ingressos já estão esgotados na Blueticket. 

— É maior doidera, quando eu lancei meu primeiro disco Canções de Apartamento, há 5 anos, já tinha gente de Florianópolis que comentava pedindo pra eu tocar aí. Não foi uma cidade que ignorou o que estava acontecendo. 

Canções de Apartamento é considerado seu melhor álbum, e o show não vai decepcionar quem o adora: estão garantidas músicas como Vagalumes Cegos, que foi tema do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, e Tempo de Pipa, que ultrapassou 3,5 milhões de visualizações no Youtube. 

— Eu estava morando realmente em um apartamento em Botafogo, tinha acabado de me mudar pra lá depois de passar um ano fora. Foi uma fase específica em que eu estava morando sozinho pela primeira vez. Um pouco por causa disso, desse espaço, dessa solidão, eu fui gravando as músicas no ócio, no tédio, em casa mesmo. E botei na internet. Talvez por isso o disco tenha ganhado uma certa familiaridade, porque é uma situação pela qual muita gente passa — reflete o cantor.

Confira a programação completa do Jurerê Jazz

Ele diz que sua música preferida é Fuga Nº 4, do incompreendido segundo álbum Sábado, e cuja letra é um pequeno poema: "O destino. O tempo inteiro. Envergando. A verdade. O tempo inteiro. Na verdade. O tempo inteiro. Envergando. A verdade dorme cedo".

O blog especializado em resenhas Miojo Indie chama Sábado de um disco pretensioso montado para parecer complexo, mas deu nota 8.6 para o mais recente A Praia, que segundo o site "flutua com beleza e naturalidade em ondas leves de experimentação". Sábado levou nota 4.0.

Ouça o disco A Praia, de Cícero, na íntegra:

— Eu gosto muito de fazer música, de gravar, de produzir. Me vejo mais como produtor do que como cantor, até porque eu não tenho recursos técnicos na voz. E como compositor também não. Como produtor não existe muito esse negócio de MPB ou heavy metal, é sobre você conseguir fazer o melhor possível com aquela ideia — finaliza.

Agende-se
O quê: Show do cantor carioca Cícero
Quando: hoje (8), às 20h30min
Onde: Teatro Pedro Ivo (Rodovia SC 401, 4600, Florianópolis)
Quanto: R$ 60 e R$ 30 (meia), à venda na bilheteria do teatro. Os ingressos já estão esgotados na Blueticket
Informações: (48) 3665-1630

 DC Recomenda
 
 Comente essa história