Banda Os Skrotes faz a trilha sonora ao vivo do filme de terror Nosferatu divulgação/Divulgação

Cena de Nosferatu, de 1922: o primeiro filme do gênero terror

Foto: divulgação / Divulgação

Nesta sexta-feira 13, o clássico do cinema de terror Nosferatu, do diretor Friedrich Wilhelm Murnau, será exibido com trilha sonora executada ao vivo pela banda Os Skrotes. A sessão será no Cinema do CIC, em Florianópolis, e faz parte da segunda edição do projeto Cinema ao Vivo, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). Nos dias 17 e 18 ocorrem mais duas sessões gratuitas.

Veja a programação da Feira de arte Parque Gráfico

Nosferatu foi lançado em 1922 e é uma do romance Drácula, de Bram Stoker. Narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. O filme é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. Ao mesmo tempo, com um protagonista demoníaco e seu caráter perturbado, a obra é considerada uma representação fiel do cinema da República de Weimar.

COLUNA DE CINEMA - O início da nudez e erotismo no cinema mundial

Os nomes de personagens e lugares foram alterados da obra original de Stoker, porque os herdeiros do escritor não concederam autorização para adaptar a obra e os produtores processado por violação de direitos autorais. Na época a justiça ordenou a destruição das cópias do filme, mas algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e jpse são disponíveis em versões restauradas.

INGRESSOS GRATUITOS

Os ingressos para cada sessão serão distribuídos apenas no dia anterior ao evento, a partir das 13h até as 19h, no MIS. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. No dia das apresentações, 10 minutos antes do início do espetáculo, será realizada contagem dos presentes e, caso haja lugares vagos, serão distribuídos ingressos extras, no local.

Banda Os Skrotes  Foto: Breno Turnes / Divulgação

A primeira edição do Cinema ao Vivo foi realizada em novembro do ano passado, com a exibição do clássico O Circo, de Charles Chaplin, e a trilha sonora executada pela centenária Banda da Lapa, do Ribeirão da Ilha em Florianópolis. A proposta do projeto é exibir longas-metragens clássicos do cinema mundial, com a execução de sua trilha sonora ao vivo, por bandas de música e outros artistas renomados. São espetáculos que remontam às origens do cinema mudo.

AGENDE-SE

O quê: Cinema ao Vivo – Nosferatu com trilha da banda Os Strokes
Quando: 13, 17 e 18/5, às 20h
Onde: Cinema do CIC (Av Irineu Bornhausem, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: gratuito – ingressos devem ser retirados um dia antes no MIS
Informações: (48) 3664-2622

 Veja também
 
 Comente essa história