Place Vendome: toda a classe do hard rock europeu Michael Kiske / Divulgação/Divulgação

Foto: Michael Kiske / Divulgação / Divulgação

Ainda que tenha passado por considerável ostracismo após a traumática saída do Helloween no início dos anos 1990, a voz do alemão Michael Kiske continuou influente a ponto de ser colocada em um patamar próximo à de Rob Halford (Judas Priest) e Bruce Dickinson (Iron Maiden). E foi com a entrada do novo milênio que Kiske voltou à cena hard e metal e desde então chega a ser incrível a quantidade de projetos dos quais participou, tendo no Place Vendome, fundado em 2004, o mais popular da Frontiers Records.

Ok, o primeiro disco auto-intitulado (2015) já pode ser considerado um clássico e os seguintes são apenas bons, mas nada que realmente ofusque a reputação do Place Vendome. É neste panorama que agora chega ao mercado o quarto disco, Close To The Sun, novamente tendo como parceiros fixos do Pink Cream 69 - Dennis Ward (baixo) e Uwe Reitenauer (guitarra) -, além de abrir o tradicional espaço para a participação de inúmeros músicos pra lá de qualificados.

Concentrando-se no aspecto melódico e acessível, a audição flui fácil em meio ao hard rock influenciado pelo AOR, flertes com elementos sinfônicas e metal propriamente dito, fusão em que Kiske se mostra confortável desde há muito tempo. Close To The Sun, Welcome To The Edge, Riding The Ghost e Distant Skies são exemplos de composições que não se perdem em trivialidades e que possuem a classe que somente os europeus podem proporcionar.

O Place Vendome não tem a menor intenção em desbravar novos caminhos com Close To The Sun - e nem é essa a ideia. Mas é sempre gratificante ouvir os trabalhos em que Michael Kiske coloca sua bonita voz, provando que a capacidade de expressar emoções até pode ser adquirida, mas sempre soará melhor quando o talento é nato. O cara continua em forma! lml

Mais resenhas de Males que vão para o Ben

Formação:
Michael Kiske: voz
Dennis Ward: guitarra
Uwe Reitenauer: guitarra
Dennis Ward: baixo
Günter Werno: teclados
Dirk Bruinenberg: bateria
Convidados para os solos de guitarra: Gus G (Firewind, Ozzy Osbourne), Kai Hansen (Gamma Ray, Unisonic), Mandy Meyer (Krokus, Unisonic), Alfred Koffler (Pink Cream 69), Magnus Karlsson (Primal Fear), Simone Mularoni e Michael Klein.

Foto: Place Vendome / Divulgação

Close To The Sun
2017 - Frontiers Records / Valhall Music - nacional
01. Close To The Sun
02. Welcome To The Edge
03. HereAfter
04. Strong
05. Across The Times06. Riding The Ghost
07. Light Before The Dark
08. Falling Star
09. Breathing
10. Yesterday Is Gone
11. Helen
12. Distant Skies

*Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto. 

 Veja também
 
 Comente essa história