Cuca é a nova Gretchen: entenda por que personagem do "Sítio" está fazendo tanto sucesso na internet  Renato Rocha Miranda/TV Globo/Divulgação

Atriz Jacyra Santos interpretou a personagem na segunda versão da série na Globo, exibida entre 2001 e 2007

Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação

Nos últimos dias, as redes sociais foram invadidas por imagens da Cuca, personagem da série infantil Sítio do Picapau Amarelo (exibida pela Globo entre 2001 e 2007). A explicação é que somente agora os gringos conheceram essa icônica figura e já a elevaram a símbolo da comunidade LGBTQ, principalmente nos Estados Unidos. 

Leia mais:
Vídeo reúne mais de 150 mil mortes de "Game of Thrones"
"American Gods": série destaca universo fantástico de Neil Gaiman
VÍDEO: Thomas Machado grava clipe com Gaúcho da Fronteira

Inicialmente, os internautas estrangeiros não sabiam de quem se tratava e a chamavam apenas de "alligator with a wig" (jacaré com peruca, em português). O que mais chamou atenção deles foi o fato de ela ser quase um jacaré drag queen. 

Até a atriz Natasha Lyonne, a Nick de Orange Is the New Black, entrou na onda.

¿¿¿¿

Uma publicação compartilhada por Natasha Lyonne (@nlyonne) em

E os brasileiros trataram de logo apresentar Cuca para todos. 

E ainda foi comparada a Gretchen — pela semelhança física e também porque a Rainha do Rebolado foi o primeiro ícone dos memes no mundo.

Sites como o BuzzFeed e Dazed fizeram matérias apresentando a personagem. O primeiro afirmou que "a internet encontrou seu novo ícone, e ele veio para ficar".

Cuca é uma personagem do folclore popular que ganhou notoriedade com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, criadas por Monteiro Lobato — foram 23 volumes publicados entre 1920 e 1947. Na década de 1970, ganhou sua primeira versão para a TV na tela da Globo — foi exibida entre 1977 e 1986. Voltou ao ar nos anos 2000. 

Cuca é uma bruxa que mora na floresta. Dona de uma risada assustadora, não gosta de ver a felicidade de Narizinho, Pedrinho e Emília e faz de tudo para atrapalhar a vida das crianças. Na primeira versão da série, a personagem foi vivida por três atrizes: Dorinha Duval (1977-1978), Stella Freitas (1978-1981) e Catarina Abdala (1981-1986). Na segunda versão, o papel coube a Jacyra Santos, atriz do grupo Cem Modos, companhia gaúcha de teatro de bonecos, e foi uma das que vestiram a fantasia da cadela Priscila, estrela do infantil TV Colosso (1993).

Em dezembro de 2001, a Globo apresentou um especial musical intitulado A Festa da Cuca, que teve a participação de todos os artistas da trilha sonora (Cássia Eller cantou a música tema de Cuca) e de atores convidados, como Malu Mader no papel da Cuca.

 Veja também
 
 Comente essa história