Mortes, danças e tragédias: relembre 12 finais de temporada de "Grey's Anatomy" ABC/Divulgação

Ellen Pompeo vive Meredith Grey, a protagonista da série

Foto: ABC / Divulgação

Esta segunda-feira (19) será uma grande noite para os fãs brasileiros de Grey's Anatomy. Tudo porque o canal pago Sony vai exibir, a partir das 21h05min, o episódio duplo do final da 13ª temporada — com um atraso bem considerável, visto que foi ao ar nos EUA em 18 de maio.

Criada pela superprodutora Shonda Rhimes — a mesma de Scandal e How To Get Away with Murder —, a série conta os dramas e romances de um grupo de médicos de Seattle. Meredith Grey, vivida por Ellen Pompeo, é a personagem central e que dá nome à produção. Em tantos anos no ar, a médica já passou por tudo na vida — perdeu mãe, amigos, marido —, mas segue lutando por dias melhores.

Leia mais:
Dez mortes de seriados que não conseguimos superar
 
Coluna Spoiler: por que a maioria dos cancelamentos de séries vem para o bem
Coluna Spoiler: três séries que merecem atenção na próxima temporada

Com uma 14ª temporada garantida, Grey's Anatomy faz tanto sucesso que é a série mais assistida da Netflix. Segundo levantamento do site The Hollywood Reporter, a trama lidera a lista que contabiliza inclusive as produções próprias do serviço de streaming.

ZH relembra a seguir todos os finais de temporada de Grey's Anatomy desde sua primeira temporada. Cuidado com os spoilers — portanto, se você ainda está se ambientando nesse mundo, melhor parar por aqui.

1ª temporada — Who's Zoomin' Who (1×09)

A equipe na longínqua primeira temporada Foto: ABC / Divulgação

Quando ainda estávamos conhecendo Meredith, Cristina, George e Izzie, tivemos um final de temporada meio morno. O grande ápice mesmo foi a chegada de Addison, ex-mulher de Derek, o que levou a um estremecimento na relação entre o cirurgião e Meredith.

2ª temporada — Losing My Religion (2×27)

Se o primeiro ano terminou morno, Shonda começou a testar suas habilidades em fazer todo mundo chorar no segundo. Ainda não teve desastre, mas a morte de Denny Duquette depois de todo o esforço que Izzie fez para salvá-lo — incluindo arriscar a própria carreira — foi bem emocionante. Especialmente, o momento em que Alex tira a amada da cama ao som de Chasing Cars.

3ª temporada — Didn't We Almost Have It All (3×25)

Foto: ABC / Reprodução

O que seria de Cristina sem Meredith e vice-versa? No final desta terceira temporada, conseguimos entender ainda melhor a conexão entre as duas personagens. Não teve quem ficasse imune à cena de Cristina vestida de noiva chorando, após ter sido abandonada por Peter Burke. Só mesmo o consolo da melhor amiga para tentar amenizar a tristeza.

4ª temporada: Freedom (4×16 e 4×17)

Num dos menos impactantes finais de temporada, a lembrança mais marcante é mesmo a cena da casa de velas feita por Meredith para Derek. Lembrando que eles passavam por um longo rompimento naquele ano. E a história dos dois estava apenas começando...

5ª temporada: Now or Never (5×24)

Shonda fez do final do quinto ano de Grey's Anatomy um dos episódios mais impactantes da série. Nada conseguiu ser tão dramático como ver George e Izzie lutando pela vida. Ela vinha numa dramática batalha contra um câncer e acabara de ser submetida a uma cirurgia no cérebro. Ele, que havia decidido se alistar no Exército, acabou sendo atropelado por um ônibus para salvar a vida de uma desconhecida. A cenal final, com os dois se encontrando no elevador, é arrepiante. E a criadora nos fez esperar até o começo da sexta temporada para sabermos se os dois morreriam ou se salvariam.

6ª temporada: Death and All His Friends (6x24)

Foto: ABC / Reprodução

Nem bem havíamos nos recuperado da morte que abalou Grey's, e ficávamos diante de um novo final de temporada impactante. Um viúvo, cuja mulher morreu durante uma cirurgia comandada por Derek, invade o Seattle Grace armado e ameaça matar todo mundo se não encontrar com o neurocirurgião. Nem preciso relembrar o que aconteceu, né? Muitos feridos, vários protagonistas entre a vida e a morte. Foi impossível não ficar tenso enquanto Cristina precisava salvar a vida do amor de sua melhor amiga. Enquanto isso, Meredith sofria um aborto em meio ao caos.

7ª temporada: Unaccompanied Minor (7×22)

Foto: ABC / Divulgação

Foi um dos mais introspectivos finais de temporada de Grey's Anatomy. Shonda não matou ninguém, não explodiu nada, mas resolveu fazer todo mundo refletir sobre suas vidas e seus atos. Os médicos aprenderam que para cada ação há uma reação. Na última cena, Cristina busca amparo com Meredith ao decidir que quer abortar, mas encontra a amiga sozinha, após uma briga com Derek, tentando cuidar da filha que acabara de adotar.

8ª temporada: Flight (8×24)

Se o sétimo ano acabou com certa calmaria, o final do oitavo voltou a deixar todo mundo em choque. Shonda resolveu colocar quase toda a equipe médica do Seattle Grace em um avião e derrubá-lo no meio da mata. Quer mais tensão do que isso? O episódio marcaria para sempre a vida de Meredith, Cristina, Arizona e companhia. A vítima da vez foi a doce Lexie, irmã de Meredith e namorada de Sloam. Depois desse episódio, muita gente bradou que deixaria de acompanhar a série, pois não aguentava mais sofrer... eis que estamos chegando a season finale da 13ª e querendo ainda mais. Vá entender!

9ª temporada: Perfect Storm (9x24)

Como o título sugere, uma tempestade cai sobre Seattle e, obviamente, com ela a tensão chega junto. A cidade fica sem luz, incluindo o hospital. Bem nessa hora, Meredith entra em trabalho de parto e precisa ser submetida a uma cesariana no escuro. Quando tudo parecia ir bem, descobre-se que ela está com hemorragia interna. Sua vida é salva por Bailey, que precisou lidar com seus medos e voltar a operar. Em homenagem, Meredith e Derek dão o nome da chefe ao bebê. Mas esse não era exatamente o final. Shonda guardou para a última cena o gancho que nos faria esperar ansiosamente pela 10ª temporada: Webber vai ao porão do hospital para tentar religar o gerador de energia e é atingido por uma descarga elétrica e fica entre a vida e a morte.

10ª temporada: Fear - of the Unknown (10x24)

Talvez aquele que seja o final de temporada mais triste da história, pois marca a despedida de uma das personagens mais importantes da série. Eis que chegou o dia de dar adeus a Cristina Yang. Não sem antes recordar os momentos que ela e Meredith passaram juntas nesses últimos 10 anos. Cristina seguirá seu caminho em Zurique, perto de alguém importante de seu passado. Antes de embarcar, porém, faz sua última dança com aquela que é "a sua pessoa". Cena inesquecível!

11ª temporada: You're My Home (11x25)

Todo o mal que poderia acontecer no 11º ano veio três episódios antes do final. Depois do choque da morte de Derek, em um acidente de carro, e de gastarmos todas as lágrimas do mundo no 21º capítulo, Shonda foi mais comedida para a season finale. Meredith precisa reaprender a viver sem seu amor e sua melhor amiga. Mais, com três crianças para criar. Diante deste cenário, ela resolve mudar para a antiga casa e se reaproximar de quem ficou em Seattle. Na última cena, no casamento de Webber e Catherine, Meredith decide resolver seus problemas dançando: chama Amelia e Maggie para uma celebração que marcará um recomeço.

12ª temporada: Family Affair (12x24)

Casamento, tensão e despedida. O roteiro básico de Shonda para um final mais ou menos tranquilo e sem grandes traumas. No ano passado, foi a vez de vermos o mais novo casal queridinho do público, Amelia e Owen, ficar junto. Não sem antes um pequeno drama, resolvida com muita maestria por Meredith, que deixou o orgulho de lado para ajudar a cunhada a superar seus traumas e medos. April viveu seus momentos de angústia, mas foi salva por Ben e ficou feliz com sua filha. E foi a vez de ver mais uma personagem amada indo embora, agora Callie que abandona Seattle rumo a Nova York junto com a filha e um novo amor. Esse final tranquilo até demais, nos faz prever grandes emoções para o desfecho da 13ª temporada. Será?

 Veja também
 
 Comente essa história