Artista catarinense Juarez Machado ganha documentário sobre sua vida entre Paris e Joinville Fabiana Murano/Divulgação

Artista se divide entre a Capital francesa e Joinville

Foto: Fabiana Murano / Divulgação

Aos 76 anos e sem previsão de se aposentar, o artista catarinense Juarez Machado acaba de ganhar um filme sobre sua vida. O minidocumentário biográfico Bicicletas é assinado pelos joinvilenses Rafael Uber e Cristiano Cardoso e é fruto de uma seleção do Canal Futura para a produção de documentários de curta metragem. A estreia será no próprio canal, mas ainda não tem data definida.

Quatro meses de trabalho resultaram em 18 horas de material bruto e 13 minutos de filme. As gravações foram feitas em Joinville e Paris - em abril, a dupla passou dez dias no ateliê-casa que Juarez mantém na Capital francesa há mais de três décadas, acompanhando sua rotina e registrando o artista discorrer sobre os fatos mais marcantes de sua vida.

Juarez na infância com a inseparável bicicleta Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

O nome do filme não é por acaso - o artista contou em entrevista ao A Notícia que só não anda mais de bike por medo de quedas e fraturas, mas o elemento é presente em toda a sua obra, símbolo de sua infância na cidade catarinense famosa pelas bicicletas.

– Bicicleta é a Joinville que eu tive – resumiu Juarez.

O pré-lançamento foi na quinta-feira, no Instituto Juarez Machado em Joinville, Depois da estreia, a ideia de Rafael e Cristiano é emplacá-lo em outros canais de TV, plataformas virtuais e festivais de cinema, inclusive na França. 

Leia mais:

"Gemer? só de prazer, mulheres!": Elza Soares dá o recado e pede que Brasil acorde em show na Capital 

Caetano Veloso elogia polêmica canção de Chico Buarque

Mundo Itapema: Arnaldo Antunes, Lenine e Madeleine Peyroux se preparam para voltar a Florianópolis

 Veja também
 
 Comente essa história