Exposição fotográfica sobre Laguna fica em cartaz até sexta-feira na Alesc  Ronaldo Amboni/Divulgação

Foto: Ronaldo Amboni / Divulgação

Uma Laguna de belezas naturais, do boto pescador, do mar azul e de muita história. Através das lentes do fotógrafo Ronaldo Amboni, 52 anos, a cidade do Sul de Santa Catarina ganha novos recortes e cores únicas. Em dezoito fotografias, a exposição Laguna compartilha o olhar de Amboni sobre a cidade em que nasceu e que vive até hoje. A mostra, que fica até sexta-feira (11) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), é a primeira exposição do fotógrafo em Florianópolis.

— Em seis meses, fiz 60 mil fotos, tudo que é coisa linda de Laguna eu registrei. Sempre vi Laguna representada pela Casa de Anita, os pontos turísticos, mas a natureza que é linda pouca gente havia fotografado. Eu também fotografei os monumentos, claro, mas a natureza sempre chamou mais a minha atenção — comenta Amboni.

Com uma vida dedicada à profissão de representante comercial, a câmera fotográfica, embora amadora, sempre foi a companhia de viagem. Há oito, Amboni ganhou de presente da filha uma máquina profissional e, aos poucos, o hobby se tornou a atividade principal. Os hábitos do boto pescador, o surfe, a baleia-franca e tudo o que for bonito aos olhos do fotógrafo, ele não hesita em clicar.

— Tem aquele ditado "ame seu trabalho que você não trabalhará um dia na sua vida" (sic), eu adoro o que eu faço, nunca fiz cursos, estudei pelo computador, mas sou detalhista e muito exigente. Fotografo com amor e carinho — resume.

Entre as imagens da exposição, somente uma não é de Laguna. Pela plasticidade da imagem, Amboni decidiu incluir a Ponto Hercílio luz na mostra, pois é um local conhecido e que representa todo o Estado. No livro Ponte Anita Garibaldi, a Construção de um Sonho, editado pelo consórcio que realizou a obra, também é possível encontrar algumas imagens do fotógrafo lagunense.

As imagens da exposição são em tamanho grande, com 1,50 m x 0,60 m e 1 m x 0,50 m.

Agende-se
O quê: Exposição Laguna, com fotos da cidade
Quando: até sexta-feira. Horário das 7h às 19h
Onde: Alesc (Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito.

Leia mais:

Com 175 projetos contemplados, Edital Elisabete Anderle vai renovar a cena artística em Santa Catarina

Hermeto Pascoal e seu quinteto lançam disco "No Mundo dos Sons" depois de 15 anos sem novidades

Pioneiro em SC, festival Itajazz terá noites de shows e jam sessions no Mercado Público de Itajaí



 Veja também
 
 Comente essa história