Ballet "O Lago dos Cisnes" é encenado pela primeira vez em Florianópolis Ballet o lago dos cisnes/Jochen Klenk

A bailarina Márcia Jaqueline interpreta o cisne no ballet "O Lago dos Cisnes"

Foto: Ballet o lago dos cisnes / Jochen Klenk

Florianópolis recebe, pela primeira vez, a montagem integral do Ballet O Lago dos Cisnes nesta segunda e terça-feira. A montagem é um dos mais populares ballets de repertório do mundo e já tem as duas sessões lotadas no teatro do CIC. A duração do espetáculo é de três horas. 

A apresentação é feita com os primeiros bailarinos brasileiros do Salzburg Ballet da Áustria, Márcia Jaqueline e Flávio Salamanka, além do Corpo de Baile da Cia Brasileira de Ballet. O Ballet é dividido em quatro atos inspirado na versão francesa de um conto de fadas alemão, com música de Tchaikovsky e coreografia de Jorge Texeira baseada no original de Marius Petipa. 

Sobre o ballet

"O Lago dos Cisnes" captura todas as emoções, da esperança ao desespero, do terror ao carinho, da melancolia ao êxtase. A versão que sobrevive até hoje é o sucesso que dois russos juntos coreografaram, Marius Petipa e Lev Ivanov, o coreógrafo que desenvolveu toda a ideia central de uma jovem presa no corpo de um cisne. O cisne é representado pela leveza dos movimentos dos braços da bailarina, as articulações dos pés, a posição da cabeça e o alongamento do pescoço. 

A encenação conta a história do Príncipe Siegfried que se apaixona por Odette, uma princesa transformada em cisne por um malvado feiticeiro. Odette revela ao Príncipe que está condenada para a eternidade e somente se um jovem jurar eterna fidelidade a ela e desposá-la, ela se libertará. Mas, se ele a trair, ela permanecerá um cisne para sempre. O Príncipe promete jurar-lhe amor eterno.Na festa em homenagem ao seu 21º aniversário, o Príncipe é enganado pelo feiticeiro Von Rothbart: uma jovem, idêntica a Odette e muito má, confunde o Príncipe, fazendo-o dançar com ela. Sem perceber que está sendo enganado por Odile, a malvada jovem, ele jura o seu amor por ela conforme havia prometido a Odette. Siegfried percebe que foi vítima de um plano terrível. Sua traição involuntária, condena Odette para sempre.

Agende-se

Quando: segunda e terça-feira, às 20h
Onde: teatro do CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica)
Quanto: ingressos esgotados.

 Veja também
 
 Comente essa história