Mostra internacional de cinema experimental  terá exposições, filmes, performances e oficinas  Orssarara Collective/Divulgação

"Xapirimuu" (2016), do Orssarara Collective (Colômbia / Brasil) está em cartaz na Mostra

Foto: Orssarara Collective / Divulgação

Depois de oficinas com nomes importantes do cinema experimental mundial, começa nesta quarta-feira em Florianópolis a Strangloscope – Mostra Internacional de Audio, Vídeo, Filme e Performance Experimental. Na décima edição, o festival irá ocupar a agenda e espaços do Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e do Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) até o 12. Durante os quatro dias serão realizadas exposições, projeções de filmes, performances sonoras, performances audiovisuais e oficina de Fotofilme. A organização e curadoria é do Duo Strangloscope, grupo de Florianópolis que é referência no Brasil. Todas as atividades são gratuitas.

No MIS/SC, a mostra apresenta programas internacionais sobre arte em vídeo e promove debates com o público sobre as obras. Na Sala de Cinema do CIC serão exibidos obras do cinema experimental e performances de Cine Expandido. Já no Masc haverá a Mostra Expositiva Épico Culinário, do artista pernambucano Paulo Meira.

Nesta edição, o Instituto Goethe, de Porto Alegre, a Embaixada da Espanha no Brasil, a Sociedad Cultural Brasil-España, a Secarte / UFSC, e O Sitio Arte Educação Coworking contribuíram para a vinda de artistas internacionais.

Durante o festival também será realizado o Iº Encontro Internacional de Curadores e Programadores de Videoarte e Cine Experimental. A ideia é discutir os caminhos da arte áudio/visual experimental no Brasil e no exterior. 

Performances de Cine Expandido

Na Sala de Cinema do CIC serão exibidas as programações de cinema experimental e as performances de Cine Expandido. Além disso, o Masc abrigará a Mostra Expositiva Épico Culinário, do artista pernambucano Paulo Meira, que ocupará a Sala de Vídeo do MASC durante a Strangloscope e permanecerá em visitação por mais um mês. 

AGENDE-SE
O quê:
Strangloscope – Mostra Internacional de Audio, Vídeo, Filme e Performance Experimental
Quando: de 9 a 12 de novembro de 2017
Onde: MIS/SC, Masc e Cinema do CIC (Av. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: gratuita

Informações e programação completa no site oficial do evento.

Leia também
Conheça o Embarcação, lugar para experiências poéticas e debates artísticos contemporâneos
Catarinense vencedor do Prêmio Jabuti fala sobre o racismo como base da criminologia no Brasil 

 Veja também
 
 Comente essa história