Conheça cinco filmes sobre Copa do Mundo Bristol Bay Productions/Divulgação

Foto: Bristol Bay Productions / Divulgação

Não existe na história do futebol momento mais propício para o surgimento de histórias hollywoodianas do que o período da Copa do Mundo de futebol. Ao longo dos anos, os acontecimentos de dentro do campo foram transformados em roteiros dos mais diferentes gêneros, da comédia ao drama.  

Acesse e confira as últimas notícias da Copa na página especial Vai, Brasil

Confira cinco filmes sobre o maior evento mundial do futebol:

O Milagre de Berna (2003)

Cena do filme O Milagre de Berna, de Soenke Wortmann.#PÁGINA:45 Fonte: Divulgação Fotógrafo: Europa Filmes
Primeiro título mundial da Alemanha foi retratado nesse drama de 2003Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Muito antes de desfilar em solo brasileiro para conquistar o tetracampeonato, em 2014, a seleção alemã sofreu para conquistar seu primeiro título mundial, em 1954, na Suíça. A produção gira em torno de uma família alemã que ainda sofre com os efeitos do pós-guerra e acompanha o desacreditado time do seu país em busca da inédita conquista. Na decisão, os alemães superaram a Hungria, que contava com o lendário Ferenc Puskás.

Casseta & Planeta – A Taça do Mundo É Nossa (2003)

Sucesso nas telas da Globo entre 1992 e 2010, o grupo humorístico Casseta & Planeta lançou seu primeiro longa-metragem em 2003. Com direção de Lula Buarque de Hollanda, A Taça do Mundo É Nossa é ambientado em 1970 e satiriza um dos momentos mais famosos na história dos mundiais: o roubo da taça Jules Rimet, conquistada pela Seleção Brasileira na Copa do México. No filme, o roubo foi orquestrado pelo Partido Anarco Nacionalista Animalista Carlos, o Panac. Com os militares à procura dos responsáveis pelo crime, o grupo precisa se esconder nos confins da selva amazônica. 

Barbosa (1998)

Ator Antônio Fagundes no Filme Barbosa, dirigido por Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo.#PÁGINA: 8Original não veio#EDIÇÃO: 2ª Fonte: Divulgação Fotógrafo: Sérgio Amon
Antônio Fagundes vive viajante do tempo em "Barbosa"Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Baseado no livro Anatomia de Uma Derrota, de Paulo Perdigão, este curta-metragem é dirigido pelos gaúchos Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo. A trama acompanha um homem (Antônio Fagundes) que consegue voltar no tempo para tentar impedir o segundo gol uruguaio na final da Copa do Mundo de 1950, contra o Brasil, no Maracanã – lance responsável por enterrar a carreira de Barbosa, goleiro da Seleção Brasileira. 

Duelo de Campeões (2005)

 duelo de campões, game, filme
"Duelo de campeões" contra jornada da seleção americana na Copa de 1950Foto: Bristol Bay Productions / Divulgação

Estrela de filmes como 300 (2006) e Código de Conduta (2009), o britânico Gerard Butler interpreta Frank Borghi, goleiro norte-americano na Copa do Mundo de 1950. Com locações em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Estados Unidos, o filme acompanha a jornada da inexpressiva seleção americana, formada em sua maioria por atletas amadores, até a histórica vitória contra a Inglaterra, por 1 a 0. O jogo foi realizado no Estádio Independência, hoje casa de América-MG e Atlético-MG. 

Paixões Unidas (2016)

A história tem início em 1904, com a criação da Fifa, em Paris, e acompanha a evolução do esporte ao longo do século 20, com a invenção e consolidação da Copa do Mundo. O elenco tem nomes como Gérard Depardieu e Tim Roth, nos papeis de Jules Rimet e Sepp Blatter, respectivamente. João Havelange, brasileiro presidente da entidade entre 1974 e 1998, é interpretado pelo britânico Sam Neill. 

Leia mais

 Abertura da Copa 2018: confira horário, data e local

Veja como ficam os horários de atendimento de órgãos federais durante a Copa

 Veja também
 
 Comente essa história