Avaí enfrenta retrospecto negativo vindo de empate em casa na Copa do Brasil Ricado Duarte/Agencia RBS

Foto: Ricado Duarte / Agencia RBS

Com o empate no jogo de ida, na Ressacada, o Avaí vai precisar da vitória para chegar nas oitavas de final da Copa do Brasil. A situação que o time vai enfrentar no confronto com o Goiás ocorreu três vezes na história azurra — a igualdade na primeira partida e como mandante — e em apenas uma o Leão conseguiu o avanço. Portanto, a classificação no duelo das 19h30min de quarta-feira, no Serra Dourada, também vale melhoria no retrospecto.

> Avaí empata com o Goiás nos acréscimos e deixa aberto o confronto pela classificação

As duas eliminações após empate em casa no jogo de ida foi na década de 1990. Em 98, depois de 1 a 1 com o Atlético-MG, o Avaí perdeu por 5 a 1 fora de casa, parando na primeira fase. No ano seguinte, após o 2 a 2 com Coritiba, a equipe azurra teve outra igualdade, em 0 a 0, em Curitiba, e acabou eliminada na segunda fase. Diferente da edição deste ano, o gol fora de casa tinha peso diferente em caso de empate no placar agregado.

Se o duelo contra o Goiás, nesta quarta-feira, terminar empatado novamente a definição do classificado será nas cobranças de pênaltis.

Em 2010, porém, o Leão conseguiu passar de fase depois de empate no jogo de ida como mandante, e deu o troco no Coxa. Naquele ano, pela segunda etapa do torneio nacional, a primeira partida terminou em 1 a 1. Na volta, na casa do adversário, os azurras venceram por 1 a 0 e conquistaram a classificação. Nesta quarta, por jogar em casa e com o apoio do torcedor, o Goiás é favorito ante o Avaí. No entanto, o Leão demonstrou na própria Copa do Brasil que sabe jogar como visitante (venceu os três jogos que teve).

— Favoritismo não ganha jogo. Há mais 90 minutos a serem disputados. O time que sair vitorioso será a que se empenhar mais e errar menos. Está aberto, com favoritismo deles, mas vamos buscar a vitória para sairmos com a classificação — avisou o zagueiro Alemão.

Retrospecto
Avaí após empate no jogo de ida e como mandante na Copa do Brasil

> 1998
Depois do 1 a 1 na Ressacada, a equipe foi eliminada com a derrota por 5 a 1 para o Atlético-MG, ainda pela primeira fase.
> 1999
Após o mesmo placar do primeiro encontro com o Goiás, o 2 a 2, o Avaí não saiu do zero com o Coritiba e foi eliminado na segunda fase. Se fosse com a regra desta edição, a definição seria nas penalidades máximas.
> 2010
O jogo de ida, na Ressacada, o placar foi fechado em 1 a 1 ante o Coritiba. Na partida de volta, o Leão venceu por 1 a 0, com gol de Caio, e chegou à terceira fase, quando terminaria a participação sendo eliminado pelo Grêmio.

Leia mais notícias sobre o Avaí no DC

 Veja também
 
 Comente essa história