CHAPECÓ, SC, BRASIL 28/10/2014.ESPORTE:  Lance da partida entre Chapecoense X River Plate pela Copa Sul-Americana. Na foto Sanchez marca o gol do River Foto Marco Favero/ Agência RBS
Desde 2015, quando enfrentou o River Plate, Chapecoense disputa competições internacionaisFoto: Marco Favero / Agencia RBS

A presença na Sul-Americana de 2019, obtida graças ao título do Athlético-PR nesta quarta-feira, representa o quarto ano nesta competição e o quinto ano seguido da Chapecoense com competições internacionais. Desde 2015 o time catarinense marca presença nas competições da Conmebol. E na próxima segunda-feira ao presidente reeleito Plinio David de Nes Filho estará em Luque, no Paraguai, para o sorteio.

- Esperamos enfrentar um time mais próximo pois às vezes as viagens são deficitárias se houver necessidade de fretamento de aeronaves. Mas a participação é um fato muito importante para o clube, é uma competição que temos um vínculo muito forte e a participação também ajuda no processo de internacionalização da marca, reforça os patrocinadores e também atrai novos sócios – disse o presidente.

Em 2015, no primeiro ano de participação, a Chapecoense eliminou a Ponte Preta, o Libertad do Paraguai e caiu diante do então campeão da Libertadores, o River Plate, depois de perder por 3 a 1 na Argentina e vencer por 3 a 0 na Arena Condá.

Em 2016 eliminou Independiente, Júnior Barranquilla, San Lorenzo e faria a final contra o Atlético Nacional, quando ocorreu o acidente aéreo com 71 vítimas fatais, na Colômbia. O time colombiano abriu mão da disputa do título, que ficou com a Chapecoense. Com isso o time catarinense também acabou classificado para a Libertadores de 2017, onde teria se classificado para a segunda fase não fosse a escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio.

Em 2018 o time catarinense disputou a chamada “Pré-Libertadores”, onde foi eliminado pelo Nacional, do Uruguai.

Alguns ex-chapecoenses como o atacante Bergson e o diretor-executivo Rui Costa foram lembrados nas redes sociais, pois agora estão no Athlético e acabaram indiretamente ajudando o Verdão.

A primeira fase deve ser disputada entre fevereiro e abril.


Leia mais notícias sobre a Chapecoense

 Veja também
 
 Comente essa história