Elenco do Criciúma é colocado à prova diante do Vila Nova Arte DC/Arte DC

Foto: Arte DC / Arte DC

O garoto Gabriel, de 18 anos, foi convidado de forma repentina ao primeiro treino com o elenco profissional do Criciúma, na quinta-feira, mas não ficou tão surpreso. Zagueiro que atua pelo lado esquerdo, ele passou a ser uma das alternativas do técnico Mazola Júnior para o confronto de sábado, contra o Vila Nova, no Estádio Heriberto Hülse, às 19h, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Uma vitória pode tirar o Tigre da zona de rebaixamento.

Todos os zagueiros profissionais do Criciúma são desfalques para o confronto. A única exceção é Jacy Maranhão, de 21 anos, que chegou ao clube no começo do ano e nunca jogou pelo Tigre. No último treino, Mazola optou por uma dupla de zaga formada por Jacy e o volante Liel. improvisado.

— Eu estou pronto. O torcedor pode esperar de mim um zagueiro simples, que faz o básico e não compromete — garantiu Jacy Maranhão.

O elenco do Criciúma já esteve à prova em todas as últimas rodadas na Série B, mas a carência de atletas para posições chave nunca ficou tão escancarada quanto agora. Além da zaga, a lateral direita também volta a ser improvisada, com Carlos Eduardo. Sueliton ainda não está totalmente recuperado de lesão. No meio, Eduardo passa para o lado esquerdo e Alex Maranhão ganha a vaga de Elvis, por opção do técnico.

Na frente, os desfalques também superam, em número, os jogadores disponíveis para a próxima partida. João Paulo deve ficar pelo menos 30 dias em recuperação de um edema ósseo na perna esquerda e Zé Carlos precisa de melhor condicionamento físico. Lucas Coelho é outro que está lesionado. Joanderson, que se recupera de uma caxumba, ainda vem treinando à parte. A tendência é que Mazola repita o ataque do jogo contra o CRB, com Nicolas e Vitor Feijão.

O comandante é outro que não estará à beira do campo. Ele foi expulso na última partida e o auxiliar Marcelo Dias comanda o Tigre neste sábado.

FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA
Luiz; Carlos Eduardo, Jacy Maranhão, Liel e Marlon; Jean Mangabeira, Marlon Freitas, Eduardo e Alex Maranhão; Nicolas e Vitor Feijão. Técnico: Mazola Júnior.
VILA NOVA
Mateus Pasinato; Maguinho, Wesley Matos, Diego Giaretta e Hélder; Wellington Reis, Moacir, Alan Mineiro, Mateus Anderson e Reis; Ramon (Alex Henrique). Técnico: Hemerson Maria.
ARBITRAGEM: José Claudio Rocha Filho, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo e Fabrício Porfírio de Moura (trio de SP).
DATA E HORÁRIO: neste sábado, às 19h.
LOCAL: Heriberto Hülse, em Criciúma.

Os lesionados

João Paulo
Machucou-se no jogo contra o Londrina, quando sofreu uma pequena fratura na perna esquerda. O atacante está no São Paulo, clube ao qual pertence, para ser avaliado pelo DM. Não precisará passar por cirurgia, mas o tratamento de fisioterapia e a consolidação da fratura deve levar de 30 a 40 dias.

Fábio Ferreira
Sofreu uma lesão na coxa esquerda e passou por exames na quinta-feira. O zagueiro está indisponível para o confronto contra o Vila Nova e provavelmente será desfalque por mais tempo.

Lucas Coelho
O atacante ainda se recupera de uma cirurgia no joelho direito.

Os suspensos
Nino e Sandro
Ambos levaram o terceiro cartão amarelo na partida contra o CRB.

Os que não estão 100%

Christian
O zagueiro tem uma fratura na mão direita, mas vem treinando normalmente. Ele usa uma tala para proteger a lesão. Christian está relacionado, mas fica no banco.

Zé Carlos
Operado de hidrocele, o atacante iniciou a transição na segunda-feira. Agora, depende apenas de entrar em condição física para voltar a jogar. Mas não entra em campo contra o Vila Nova.

Joanderson
O atacante contratado há duas semanas se recupera de uma caxumba, mas já faz trabalhos físicos. Ele não está relacionado.

Não é novidade que Mazola precise recorrer ao banco de reservas para suprir ausências importantes do time. O problema se agravou nos últimos jogos, confira:

13ª rodada
Criciúma 1x0 São Bento

3 desfalques importantes
Dos titulares mais frequentes, os volantes Jean Mangabeira e Luiz Fernando estavam suspensos para a partida. O lateral-direito Sueliton estava lesionado. Como o Tigre não tem outro jogador da posição, o volante Ralph atuou improvisado na posição, até ser substituído por Liel, autor do gol da partida. O zagueiro Sandro e o atacante Lucas Coelho, que costumam ser relacionados como reservas, também não estavam disponíveis por motivo de lesão.

14ª rodada
Criciúma 1x1 Figueirense
1 desfalque importante
Zé Carlos, já diagnosticado com hidrocele (acúmulo de líquido em volta dos testículos), desfalcou o time pela primeira vez por causa dessa enfermidade. O principal substituto dele, Lucas Coelho, já estava lesionado, assim como o zagueiro Sandro. Sueliton retornou nesse jogo.

15ª rodada
Goiás 2x1 Criciúma

3 desfalques importantes
Zé Carlos, submetido a cirurgia, continuou indisponível. João Paulo, a quem coube a missão de substitui-lo no jogo anterior, cumpria suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Assim, Vitor Feijão foi o único atacante disponível para o jogo. O lateral-esquerdo Marlon também cumpria suspensão e foi substituído por Artur. Para piorar, o lateral-direito Sueliton se lesionou ainda no primeiro tempo e precisou ser substituído por Ralph novamente.

16ª rodada
Criciúma 2x1 Londrina

2 desfalques importantes
Zé Carlos ainda estava lesionado. Sueliton, lesionado, deu lugar ao volante Eduardo, improvisado na lateral. Logo aos 17 do primeiro tempo, João Paulo sofreu uma lesão mais séria e precisou ser substituído.

17ª rodada
Criciúma 0x0 CRB

3 desfalques importantes
Zé Carlos e Sueliton, mais uma vez, desfalcaram o Tigre vetados pelo DM. João Paulo, machucado no jogo anterior, também não jogou. O volante Carlos Eduardo foi improvisado na lateral. O empate veio a um custo alto para o Criciúma: Fábio Ferreira se lesionou e os zagueiros Nino e Sandro tomaram o terceiro cartão amarelo.

18ª rodada
Criciúma x Vila Nova

6 ou 7 desfalques importantes, mais o técnico
Fábio Ferreira e João Paulo estão lesionados e Zé Carlos e Sueliton estão em transição. Nino e Sandro estão suspensos. O zagueiro Christian, formado na base, está com um fratura na mão e fica no banco. Jacy Maranhão é o único zagueiro disponível. O técnico Mazola Júnior, expulso, também não estará à beira do campo.

Veja a tabela da Série B do Brasileiro
Mais notícias do
Criciúma

 Veja também
 
 Comente essa história