O Avaí é o time catarinense com maior torcida no Estado. É o que revela pesquisa realizada pela Lupi & Associados, que ouviu 1,6 mil pessoas entre 6 e 24 de junho deste ano, a pedido do Grupo RBS. Ao serem questionados sobre por qual time de Santa Catarina torcem, 1.201 entrevistados (75% do total) revelaram alguma preferência. Neste quesito, o Avaí aparece com 30,6% das opções, seguido por Figueirense (19,8%), Criciúma (11,4%), Chapecoense (10,4%) e Joinville (8,9%).

Líder estadual, vice na sua própria região. Considerando os 227 entrevistados da Grande Florianópolis, quem lidera é o Figueirense, com 53,3%, deixando o time azurra para trás, com 48,8%. O Avaí volta a ser o catarinense número um entre os entrevistados do Vale do Itajaí (47,6%) e do Planalto Serrano (59,2%). No Norte, liderança para o Joinville (55,5%); o Sul é do Criciúma (67,5%); e o Oeste tem a Chapecoense na ponta (65,5%). Por região, a margem de erro é maior porque o número de entrevistados cai.

A pesquisa também sondou os torcedores sobre os times de SC com maior rejeição. E novamente o mais citado foi o Avaí (37,2%), seguido por Figueira (30,7%), Criciúma (10,1%), Joinville (8,1%) e Chapecoense (3,4%).

Alguns resultados são boas notícias para o futebol de SC. A Lupi perguntou, por exemplo, a opinião dos entrevistados sobre este esporte no Estado. Resultado: a maioria (51,8%) respondeu que está evoluindo ou está muito bom/bom. Outra boa nova da pesquisa está na pergunta sobre qual time – catarinense ou não – o entrevistado prefere. Neste item, 21% citaram times de SC. Este percentual é cinco vezes maior que os 4% obtidos em pesquisa idêntica que a Lupi fez em 1999. Gradualmente, o coração do torcedor vai sendo conquistado pelos clubes da terra.

Se revelou crescimento dos catarinenses na preferência, a pergunta do time preferido também deixou claro que ainda há um longo território a percorrer. O Flamengo lidera (18,4%), seguido por Grêmio (14,3%), Inter (9,8%), Corinthians (8%) e Vasco (7,8%). O Avaí, melhor classificado de SC, aparece na sexta posição (7,4%), com o Figueirense em oitavo (5,9%), atrás do São Paulo (7%).

A pesquisa é um dos mais representativos retratos já feitos sobre a paixão do torcedor de SC. Entrevistou moradores de 230 cidades, respeitando a proporcionalidade da distribuição da população e não se concentrando apenas em alguns poucos e grandes municípios, como costuma acontecer.

 Veja também
 
 Comente essa história