Adriano Bastos busca o tri em Floripa Glaicon Covre/Agencia RBS

Adriano Bastos conquistou o bicampeonato em 2009

Foto: Glaicon Covre / Agencia RBS

O corredor a ser batido na Maratona Caixa de Santa Catarina é o paulista Adriano Bastos, 33 anos, que traz a Florianópolis sua experiência de mais de 60 títulos e outras 48 colocações em pódios do atletismo mundial. Bicampeão da prova em 2008 e 2009, Adriano vai brigar pelo terceiro título.

É esse objetivo que fez Adriano justificar sua presença e desistir de competir na Maratona de Buenos Aires, na Argentina.

— Valorizo as provas nacionais e ainda mais esta, na cidade que guardo boas recordações de conquistas. Este ano, a prova recebe a organização da Latin Sports e conheço a qualidade e seriedade das provas deles. O conforto e nível das competições são indiscutíveis entre atletas profissionais e amadores — explica Adriano Bastos.

Com o melhor tempo da carreira (2h15min.39seg), conquistado no 12º Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim (2009), Adriano conta que quer superar suas marcas aproveitando o percurso ao nível do mar, quase que 100% plano, e com boa temperatura.

— Vou em busca dos meus melhores resultados, mas como em todas as provas a realidade é imprevisível. Além de um bom preparo físico e psicológico, é preciso respeitar os adversários, esta prova terá outros atletas, que buscam os mesmos objetivos — diz o maratonista.

Formado em Educação Física, com experiência no atletismo desde os 12 anos, Adriano elabora seus próprios planos de treinamento. Em São Paulo, treina sete dias por semana, em 12 sessões, mas ressalta a importância de organizar o tempo para dar atenção aos atletas amadores e fãs que encontra nas provas e nos treinos.

— Gosto de conversar com as pessoas que reconhecem o meu trabalho. Paro sempre que posso, dou dicas de treino, oriento os iniciantes a buscar uma boa assessoria esportiva. Nas provas, curto estar ao lado deles, imagino que posso motivar as pessoas, assim como vejo que eles valorizam a minha presença. A corrida de rua é a única modalidade que coloca o atleta de elite ao lado dos amadores, em uma mesma competição — completa.

A Maratona Caixa de Santa Catarina é apresentada pela Caixa Econômica Federal com organização da Latin Sports e realização da Associação Brasileira de Esportes Endurance (ABEE), em parceria com a RBS Eventos. Copatrocínio da Track&Field e governo de Santa Catarina e apoios do Fundesporte e Gatorade, e chancela da Fesporte.

Inscrições disponíveis apenas na loja Track&Field do Shopping Iguatemi Florianópolis. Mais informações em www.maratonasc.com.br

 Veja também
 
 Comente essa história