Bellucci desiste da partida, Brasil perde para a Croácia e deixa o Grupo Mundial Charles Guerra/Agência RBS

Foto: Charles Guerra / Agência RBS

Não adiantou o apoio da torcida, de virada o Brasil perdeu o duelo com a Croácia por 3 a 1 e está fora do Grupo Mundial da Copa Davis. Assim, o país terá que jogar o Grupo 1 das Américas, uma espécie de segunda divisão, no próximo anos. O derradeiro ponto dos croatas foi à vitória de Borna Coric sobre Thomaz Bellucci, depois que o tenista brasileiro desistiu do jogo por dores nas costas.

Antes de Bellucci desistir, o croata vencia o jogo por 2 sets a 1 — com parciais de 6/2, 4/6 e 7/6 (4). Além disso, Coric levava o quarto set por 4 games a 0. No início do último set, o tenista número um do Brasil pediu atendimento, reclamando de dores nas costas. A partida já tinha três horas de duração quando o médico do Brasil, Ricardo Diaz, atendeu Thomaz Bellucci na quadra. Depois disso, o brasileiro não conseguiu se recuperar e decidiu desistir do jogo.

No momento da desistência uma pequena parte do público vaiou Bellucci, mas não demorou para os gritos de protestos serem abafados pelos torcedores cantando o nome do tenista número 1 do Brasil e 30 do mundo.

Depois de um primeiro set ruim, Thomaz Bellucci entrou no jogo e começou a mostrar um bom tênis. Ao conseguir quebrar o croata no quinto game, o brasileiro fechou o segundo set.

O empate de Bellucci fez a torcida explodir. E até Gustavo Kuerten puxou coro para o público cantar o nome do tenista brasileiro. O clima era muito favorável, mas Borna Coric, que aos 18 anos é número 33 do mundo, parecia quase inabalável pela atmosfera da quadra. Foi assim que o terceiro, e talvez decisivo set, foi parar no tie break vencido pelo croata.

Já no primeiro game do quarto set, Thomaz Bellucci começou a sentir dores nas costas e depois de um atendimento médico desistiu do jogo.

Sentando no banco que fica na quadra, Bellucci cobriu o rosto com uma toalha. Não foi possível ver se ele chorava, mas demonstrou toda a frustação do tenista.

A segunda derrota em SC

Essa foi a segunda vez que o Brasil perdeu um confronto da Copa Davis jogando em Santa Catarina. A primeira vez foi em 2001 quando jogando nas quadras da Federação Catarinense de Tênis (FCT) a Austrália de Lleyton Hewitt derrotou Guga e companhia. Essa foi a sétima vez que o Estado recebeu um duelo de Davis.

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história