Powerman chega a Florianópolis para desafiar resistência de atletas no duatlo Emerson Souza/Agencia RBS

Foto: Emerson Souza / Agencia RBS

Conhecida como a capital brasileira do Ironman (triatlo de longa distância), Florianópolis será apresentada no próximo fim de semana a mais uma prova internacional de muitos quilômetros de resistência. É o Powerman, maior circuito do mundo de duatlo, que desembarca pela primeira vez na América Latina. A disputa será realizada no domingo, dia 27.

Leia mais sobre esportes outdoor no Aventura SC

Diferentemente do triatlo, a modalidade não conta com natação — serão 10 km de corrida, 60 km de ciclismo e mais 10 km de corrida partindo de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Até por isso, esta modalidade tem ganho muita popularidade e aberto caminho para corredores e ciclistas que desejam partir para desafios maiores, mas não têm disponibilidade ou coragem de encarar três esportes de uma só vez.

Meia Maratona de Florianópolis confirmada para 11 de outubro
Família de SC descobre benefícios do triatlo desde a infância

Mas nada de imaginar que, só porque não tem o percurso no mar, o desafio é fácil.

— Não é uma prova para quem está despreparado. Tem mais que o dobro de distância das provas de duatlo do Estadual. E vai ser minha primeira experiência em um evento internacional — explica Gabriel Hermann, 21 anos, terceiro colocado no ranking catarinense de duatlo e que busca um lugar no pódio.

Apesar de jovem, Gabriel conhece bem o esporte. Pratica triatlo, e duatlo desde os nove anos, quando entrou para a escolinha da Federação de Triathlon, em São José, a primeira oficial do Brasil e uma das poucas em atividade em SC.

— A maior dificuldade é depois das trocas: o comecinho do ciclismo e quando você larga a bicicleta. O segredo é não forçar tanto na primeira corrida e se guardar para a última — ensina Gabriel, que ressalta a importância de um evento do porte do Powerman no Brasil:

— É a primeira vez no país, para quem não acompanha muito, ver aqui na cidade ajuda o pessoal a conhecer. Se não tivesse a escolinha, eu não teria começado no triatlo, acho que seria o último esporte que começaria a fazer.

O Powerman de Florianópolis distribuirá premiação de 5 mil euros, contará pontos para o Catarinense de Duatlo e oferecerá vagas ao Mundial de Powerman de 2016, em Zofingen, na Suíça. Haverá também uma versão reduzida, com dois trechos de 5 km de corrida, mais 20 km de ciclismo. E a partir de sexta-feira, serão abertas ao público a Expo Powerman, com exposição de marcas esportivas e palestras e a Arena Food Truck.

Tradição motiva vinda do duatlo

A escolha de Florianópolis para a realização do Powerman está ligada a vários fatores, segundo a organização do evento no Brasil.

— Uma delas é o desenvolvimento do esporte na Ilha, que já tem bastante triatletas e duatletas, e por ser um evento turístico-esportivo, que mexe com a rede hoteleira. Precisávamos que a cidade tivesse estrutura para suportar, além do consentimento do poder público para o fechamento de vias — afirma Luiz Gustavo Amaral, presidente do Powerman no Brasil.

Confiando no potencial de crescimento do esporte, o circuito projeta presença duradoura no Estado.

— O duatlo ainda está engatinhando no Brasil, então a gente precisava trazer uma prova que fosse premium para os duatletas. A ideia é que a competição se consolide em Florianópolis para depois levar a outros Estados, com provas que qualifiquem para SC — conclui.

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história