Gre-Nal valendo por duas competições: veja o regulamento da Primeira Liga Rodrigo Fatturi/Grêmio/Divulgação/

Clubes conseguiram consolidar a criação da Primeira Liga

Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio/Divulgação

A Primeira Liga sairá do papel já em 2016. A CBF aceitou o pedido da Liga Sul-Minas-Rio e incluiu a competição no calendário da próxima temporada. Serão 12 clubes divididos em três chaves de quatro times. A novidade do torneio será o clássico Gre-Nal aproveitado do Gauchão. O torneio ocorrerá entre fevereiro e março.

Empresário confirma "Gre-Nal" por Sánchez e aguarda proposta oficial

Classificam-se para a semifinal o líder de cada chave, além do melhor segundo colocado. Semifinais e final ocorrem em jogos únicos. Os dois rivais gaúchos ficarão no mesmo grupo, e o clássico Gre-Nal do campeonato estadual também valerá para o torneio de regiões.

São cinco datas para os clubes que chegarem à final — no caso da Dupla, quatro jogos além do clássico entre eles.

— O formato já está definido. Serão cinco datas para quem chega à final, com semifinal e final em jogo único e o Gre-Nal aproveitado do Gauchão. O Grêmio não descumprirá o contrato do Gauchão ao jogar a Primeira Liga — confirmou a Zero Hora o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior.

O CEO da Liga Sul-Minas-Rio, Alexandre Kalil, já havia confirmado na manhã desta sexta-feira que a CBF havia concordado com a inclusão da nova competição em seu calendário para 2016.

Francisco Novelletto, presidente da FGF, disse que concorda com o Gre-Nal integrado, desde que não sejam alteradas as placas de publicidade do Gauchão — o dirigente já havia se declarado contrário à realização do torneio em 2016:

— Não tem problema, desde que não venha a mexer na questão da publicidade. As placas de publicidade vão ser as mesmas? Quanto ao resultado, sem problema. A TV pode comprar, não vejo problema — disse Novelletto, que defende a realização a Primeira Liga somente a partir de 2017, quando o Gauchão reduzirá de 19 para 12 datas.

Zero Hora tentou contato com o presidente do Inter, Vitorio Piffero, e o vice de futebol, Carlos Pellegrini, para comentar a posição do clube sobre a realização da Primeira Liga. No entanto, as ligações não foram atendidas.

Prováveis participantes na primeira edição:

Rio Grande do Sul: Grêmio e Inter
Santa Catarina: Avaí, Chapecoense e Figueirense
Paraná: Atlético-PR e Coritiba
Minas Gerais: América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro
Rio de Janeiro: Flamengo e Fluminense

*ZHESPORTES

 DC Recomenda
 
 Comente essa história