Ex-jogador Savio lança biografia em Florianópolis no próximo mês Flávio Neves/Agencia RBS

Foto: Flávio Neves / Agencia RBS

Em 224 páginas, a carreira de sucesso de Savio é destrinchada. Para os fãs do futebol será lançado no dia 7 de dezembro, ainda sem local definido, o livro "Savio - Dribles certeiros de uma carreira de sucesso", que reúne os 22 anos de carreira do jogador que defendeu Flamengo, Real Madrid e que encerrou a carreira no Avaí.

Outras notícias de futebol
Mais sobre o Avaí


Em 2010, Savio foi contratado pelo Leão para a disputa do Campeonato Catarinense. Porém, depois de várias lesões decidiu encerrar a carreira e morar em Florianópolis. E é um jornalista do Estado que escreve o livro. Com 27 anos, Renan Koerich é repórter do site Globoesporte.com e assina a biografia do ex-jogador.

— Conhecer a trajetória de vida do Savio, nos mais variados aspectos, surpreende. O mais fundamental nisto tudo, ao meu ver, passa diretamente pela força da relação familiar que ele sempre teve. Não há um passo dado no escuro, principalmente com a influência do pai dele, o Mazinho. Desde quando deixou Vila Velha, com 14 anos, até a ida para o Real Madrid, na Espanha. As grandes decisões da vida foram amparadas e, por isso, uma trajetória de sucesso — explica Renan.

Proprietário de três empresas — Savio Soccer, Bortolini Patrimonial e Bortolini Finanças — Savio contou que a ideia de escrever o livro se originou do interesse das pessoas em saberem, sobretudo, como um ex-jogador de futebol, mesmo com todas as dificuldades, conseguiu se capacitar para obter um pós-carreira de sucesso.

— A porcentagem de jogadores que encerram a carreira e perdem tudo é muito grande e várias pessoas me perguntavam como eu consegui me preparar para atuar no ramo financeiro e imobiliário levando a vida de um jogador de futebol profissional. A relação de confiança com o único empresário, uma base familiar sólida, e a força de vontade em obter conhecimento em outras áreas, foram fatores determinantes no meu planejamento de vida — conta Savio.

A carreira de sucesso na Europa pode gerar curiosidade do público, mas para Renan Koerich é um episódio da infância que chama a atenção:

— Creio que uma das histórias mais marcantes, entre tantas outras que estão no livro, acontece logo após a chegada ao Rio de Janeiro, no Flamengo. Com 14 anos, em um treinamento, Savio sente o coração acelerado e, após sentir-se mal, tem diagnosticado um problema no coração. Imagine como, com 14 anos, ele teve de lidar com isso, no clube do coração com tantos sonhos e ambições? Ali, foi preciso muita força e apoio — finaliza o jornalista.
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história